ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

No centro, acadêmicos divulgam importância da Fisioterapia para prevenção

Gabriel Neris e Elverson Cardozo | 27/10/2012 11:39
Acadêmicos de fisioterapia participam de mobilização no Centro de Campo Grande (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Acadêmicos de fisioterapia participam de mobilização no Centro de Campo Grande (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Os cursos de fisioterapia de Campo Grande organizam neste sábado (2) ação e mobilização em alusão ao dia do profissional, comemorado no dia 13 de outubro. A intenção é divulgar a profissão e mostrar a sociedade que o profissional pode agir de maneira preventiva. A ação está acontecendo na Praça do Rádio Clube.

Os acadêmicos explicam que o objetivo é desmistificar a profissão, e colocar para a população que o fisioterapeuta não atua somente com massagens e reabilitação.

A mobilização também promove a interação entre os acadêmicos de vários semestres, com tendas de serviços de saúde a população, como aferição de pressão arterial, exercício de ergonomia com bola, ginástica elaboral e informações básicas sobre anatomia, para mostrar de que forma o profissional atua.

O evento foi divulgado pela rede social Facebook. Os acadêmicos compareceram com cartazes em referência ao dia do profissional. Um desses cartazes deixa o recado para a população. “Fisioterapia e Atenção Básica: Saúde de qualidade se constrói em equipe”.

Panfletos estão sendo distribuídos em diversos pontos da cidade para atrair as pessoas até a praça.

De acordo com a acadêmica Nathália Braga, 21 anos, acadêmica do sexto semestre da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a intenção é divulgar o cursos, fortalecer a interação com outros alunos, e mostrar que o trabalho não se resume a reabilitação, mas também com prevenção.

“Enquanto não tem conhecimento, não sente falta do que não tem. A gente pode e deve trabalhar na prevenção”, diz.

Jéssica Thomé, 21 anos, também do sexto semestre da UFMS, conta que gosta da área de reabilitação e também da área hospitalar. “O profissional analisa não só se o paciente precisa de reabilitação, mas também a situação sócio-econômica é levada em consideração para oferecer tratamento adequado”, explica.

Alunos utilizam exemplar de corpo humano durante ação
Alunos utilizam exemplar de corpo humano durante ação

“Minha intenção é trabalhar em hospital e atender, preferencialmente, pessoas com doenças degenerativas”, conta.

Divulgação – Os alunos estão no local para divulgar a eleição da Associação dos Centros Acadêmicos de Fisioterapia e a Jornada Acadêmica de Fisioterapia, que será realizada na UFMS entre os dias 8 e 10 de novembro, com cursos e palestras.

Em panfletos distribuídos, os acadêmicos reclamam que existem apenas oito fisioterapeutas contratados pelo município.

Os alunos explicam que o profissional atua em todos os espaços da saúde, como centro de saúde, departamento ocupacional de empresas, estruturas esportivas, escolas, instituições de ensino especial, instituições de apoio aos idosos e hospitais, centros de reabilitação, estabelecimentos termais e UTI’s.

Nos siga no Google Notícias