ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

No Marcos Roberto, moradores correm risco de ter casa levada pela chuva

Aline dos Santos e Nadyenka Castro | 13/01/2011 11:05
“Medo a gente tem, mais fazer o que? Só tenho aqui para morar”, afirma Francisca. (Foto: João Garrigó)
“Medo a gente tem, mais fazer o que? Só tenho aqui para morar”, afirma Francisca. (Foto: João Garrigó)

Uma semana depois de um temporal destruir duas casas de madeira no bairro Marcos Roberto, em Campo Grande, atrás das obras do Shopping Norte/Sul Plaza, só uma coisa mudou: o medo dos moradores de perder a casa para a chuva aumentou.

No mais, permanecem os destroços e até o Corcel que foi arrastado pela enxurrada e engolido pela erosão. O terreno tinha quatro casas, agora são duas e em breve pode não haver mais nenhuma.

“Medo a gente tem, mais fazer o que? Só tenho aqui para morar”, afirma, resignada, a dona de casa Francisca Manacá, de 43 anos. A casa de madeira é moradia para ela outras cinco pessoas. “Até que a chuva de hoje está leve. Mas a casa pode cair a qualquer momento”. Ela afirma não ter recebido orientação da Defesa Civil para deixar o local.

“Qualquer chuva que cai, me deixa com muito medo”, salienta o pedreiro Nelson Gomes da Silva, que teme perder o teto onde mora com a esposa, o filho de 7 anos e a filha de 12 anos. O pedreiro relata que espera uma nova casa. “A prefeitura ficou de arrumar”.

Cunhado de Nelson, Darci Guimarães da Silva viu sua própria casa desabar na chuva da última quinta-feira. “Parecia uma explosão, sai da casa e as telhas voaram”. Pedaços da construção de madeira e alvenaria arrancaram lascas das árvores e uma parte da telha cravou no tronco de uma delas.

A outra casa levada pela enxurrada pertence a sua mãe, que está em casa de parentes. “A prefeitura conseguiu um casa da Emha [Agência Municipal de Habitação] e estou morando lá”.

Alagadas na chuva da última semana, a região onde é construído do Shopping Norte/Sul Plaza, na avenida Ernesto Geisel, atraiu mais uma vez a atenção da Defesa Civil hoje. O asfalto na avenida tem uma erosão e o rio Anhanduí ameaçou transbordar.

Nos siga no Google Notícias