ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura quebra calçadas para ampliar avenida e revolta moradores

Bruno Chaves | 28/10/2013 15:35
Calçadas perderam 10 metros para duplicação de avenida (Foto: João Garrigó)
Calçadas perderam 10 metros para duplicação de avenida (Foto: João Garrigó)

Moradores da Avenida Rita Vieira de Andrade afirmam viver em um imenso caos depois que a Prefeitura de Campo Grande destruiu as calçadas de oito casas e de um residencial no Jardim Mansur. A justificativa para a demolição é a ampliação da avenida, mas, por causa das condições climáticas, a obra que duraria uma semana completará um mês.

“Há duas semanas cortaram as calçadas. Os trabalhadores prometeram terminar a obra na segunda-feira retrasada, mas até agora não terminaram. Eles falam que é por causa das chuvas”, conta o militar Alan Gallego, 30 anos.

Além de perderem 10 metros de calçadas – o espaço será reduzido de 12 para 2 metros –, por causa da obra, os moradores são obrigados a conviver com transtornos, sujeiras e riscos de acidentes de trânsito.

“Pela falta de sinalização está tendo muitos acidentes. No meio da rua, o motorista não sabe se tem que continuar o virar. Isso atrapalha, causa acidentes e o resgate é visto direto aqui”, lembra.

Já o comerciante Fabiano Brito, 35 anos, afirma que o principal transtorno é a sujeira e a dificuldade em entrar em casa. “Quando chove é pior”, garante. “Eles não deviam ter começado a obra agora, em tempo de chuva, porque só vai demorar”, opina.

As reclamações não param por aí. Alguns moradores tiveram que tirar dinheiro do bolso para se adequar ao novo projeto para a avenida.

“Tenho vizinhos que tinham palmeiras imperiais aqui e precisaram retirar as plantas. Acredito que tenha gastado um bom dinheiro para alugar as máquinas que fazem isso. Também tem pessoas que precisaram tapar as fossas que ficavam nas calçadas”, afirma.

A babá Cássia dos Santos Ferreira, 25 anos, que trabalha em uma das casas que teve a calçada destruída para virar avenida, confirma a história das árvores. “Meu patrão tinha uma palmeira e três cycas (espécie de sagu de jardim) e teve tirar da grama. Acho que ele gastou muito dinheiro porque teve alugar dois caminhões e contratar duas pessoas para cavar envolta da palmeira”, conta.

Falta de sinalização e obra termina em acidentes, diz morador (Foto: João Garrigó)
Falta de sinalização e obra termina em acidentes, diz morador (Foto: João Garrigó)
Moradores convivem com transtornos há quase um mês, afirmam (Foto: João Garrigó)
Moradores convivem com transtornos há quase um mês, afirmam (Foto: João Garrigó)

Posição – O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, lembrou que as obras da avenida fazem parte do PAC 2 e que tiveram início neste mês de outubro. Elas estão paradas por causa das chuvas.

“Precisamos de, no mínimo, três dias de sol para retomar os trabalhos. Nossa expectativa é apressar a empresa para que isso aconteça nesta semana”, diz.

Semy lembra que é necessário ter o solo seco para que a obra seja continuada. “Senão teríamos que fazer uma remoção de solo, o que ficaria mais caro. Depois de iniciada, a obra ficará pronta em três dias”, promete.

A duplicação da Avenida Rita Vieira de Andrade faz parte do pacote de obras de drenagem e recapeamento, que revitaliza a região do Rádio Clube Campo. Todo o pacote de obras conta com investimento de R$ 6 milhões.

Nos siga no Google Notícias