ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto da Casa do Artesão fica pronto em julho e Fundação descarta parceria

Ainda não há previsão de início da obra, nem quando estará pronta para população

Mayara Bueno | 21/06/2017 09:11
Casa do Artesão, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio).
Casa do Artesão, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio).

Ao custo de R$ 600 mil, a reforma da Casa do Artesão, um dos principais cartões postais e local de arte e cultura de Campo Grande, começará em breve. É que o projeto arquitetônico, fase que antecede à obra, será concluído em julho, conforme previsão da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Local de comércio e divulgação do artesanato regional, o prédio, construído em 1923 para ser residência e comércio, está localizado nas avenidas Afonso Pena e Calógeras.

A restauração incluirá prioritariamente o telhado, vigas e a facada. A fundação, paredes e piso estão em bom estado, ainda segundo o Governo de MS, por isso não passará por obras, a princípio.

Não há prazo para início da reforma, nem conclusão. A Fundação de Cultura explicou que, como se trata de um bem tombado como patrimônio histórico, o projeto executivo tem suas particularidades, como foco na questão arquitetônica.

Antes prevista pelo Executivo Estadual, a possibilidade de repassar a gestão da Casa do Artesão para iniciativa privada, tal qual acontece na Morada dos Baís, foi descartada. O governo continuará administrando e mantendo as exposições dos artesões que já ocorrem no local.

Inclusive, a ideia, após o restauro, é utilizar datas especiais no calendário da cidade para promover eventos diferenciados. O projeto sobre o assunto ainda não está pronto e a Fundação não repassou detalhes de como será feito.

Local expõe parte da cultura e arte de Mato Grosso do Sul.(Foto: Marcos Ermínio).
Local expõe parte da cultura e arte de Mato Grosso do Sul.(Foto: Marcos Ermínio).

Cultura - Entre peças de cerâmica, argila, rendas e bordados, cds e livros, a Casa do Artesão, na região central de Campo Grande, oferece 4 mil peças de artesanato que representam a cultura sul-mato-grossense.

O local tem como objetivo valorizar a cultura do Estado, mas sofre com uma série de problemas em sua estrutura, segurança e acessibilidade.

A última reforma no prédio, construído entre 1918 a 1923, foi realizada em 2002. Desde então o patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul apresenta infiltrações e danos em sua estrutura, além de problemas de segurança e falta de acessibilidade.

Recursos – A verba de R$ 600 mil é uma estimativa e é fruto do governo de MS, mas a administração estadual não descarta a busca de ajuda com a União, caso seja necessária. Em 2016, havia um plano de investimentos via governo federal, mas em razão da crise econômica, foi cancelado, conforme a Fundação de Cultura.

Nos siga no Google Notícias