ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Acusados de assassinar homem que matou aluno da UFMS são absolvidos

Railson de Melo Ponte cumpria pena na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II

Por Ana Paula Chuva | 30/07/2025 07:11
Acusados de assassinar homem que matou aluno da UFMS são absolvidos
Gabriel (casaco branco) e Geilson (camiseta cinza), sentados no banco dos réus (Foto: Henrique Kawaminami)

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri absolveu Geilson Rodrigues Santos e Gabriel Chaves da Silva da acusação de matar Railson de Melo Ponte, dentro da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, em Campo Grande. O crime aconteceu no dia 7 de abril de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Geilson Rodrigues Santos e Gabriel Chaves da Silva foram absolvidos da acusação de matar Railson de Melo Ponte dentro da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, em Campo Grande. O crime ocorreu em 7 de abril de 2024. Railson cumpria pena pelo assassinato de um aluno da UFMS. A defesa alegou negativa de autoria e afastamento das qualificadoras para Gabriel, e inimputabilidade para Geilson, que possui esquizofrenia paranoide. O Conselho de Sentença acatou as teses e absolveu os réus. Apesar da absolvição, o juiz determinou a internação de Geilson em um presídio de segurança máxima por pelo menos um ano, ou até que perícia comprove que ele não oferece mais perigo.

Railson cumpria pena de 18 anos pelo assassinato do aluno da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Danilo Cezar de Jesus Santos. De acordo com a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), os acusados queriam ser transferidos para outro presídio. Para isso, ajudariam um policial penal com informações. A vítima se opôs, alegando ser faccionado ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Com isso, houve uma discussão entre os internos e Gabriel deu uma rasteira em Railson, que caiu. Em seguida, Geilson enforcou o colega com os braços, e o outro preso segurou o pescoço da vítima com as mãos até a morte do guardador de carros. Ambos confessaram o crime.

Na terça-feira (29), os dois se sentaram no banco dos réus da 1ª Vara do Tribunal do Júri. Durante o julgamento, a defesa sustentou as teses de absolvição por negativa de autoria, afastamento das qualificadoras para Gabriel, e reconhecimento da inimputabilidade e transferência para ala de tratamento psiquiátrico para Geilson.

O Conselho de Sentença acolheu as teses e então os dois réus foram absolvidos. Porém, foi determinado pelo juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, que Geilson seja internado por pelo menos um ano ou até que a perícia comprove não existir mais periculosidade. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide.

Ainda conforme a decisão, para o tratamento ele deverá ser transferido para o Presídio de Segurança Máxima.

Acusados de assassinar homem que matou aluno da UFMS são absolvidos
Danilo Cezar de Jesus Santos, foi morto aos 29 anos em março de 2023 (Foto: Arquivo pessoal)

Morte estudante - Danilo foi encontrado morto no dia 8 de março de 2023. O corpo do rapaz estava nos fundos de um terreno baldio na Rua Marechal Rondon. O guardador de carros foi preso em flagrante e, em depoimento na DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa), relatou que havia ido com a vítima em busca de droga e que, quando chegaram ao terreno baldio, ficaram no local usando entorpecentes.

No depoimento, o acusado afirmou que o estudante estava com R$ 50 que pertenciam a ele. "Fiquei fumando lá e ele queria ter relação sexual, queria fazer programa". Railson alegou não ter gostado das investidas de Danilo e que ninguém havia combinado de fazer programa.

"Eu agarrei o pescoço dele e o afastei", relatou ao delegado José Roberto de Oliveira. "Já havíamos discutido, porque ele não encontrou meus R$ 50 e não queria entregar o celular. Pensei em desmaiá-lo para recuperar meu dinheiro, não queria matá-lo. Não sabia que ele havia morrido", completou.

Acusados de assassinar homem que matou aluno da UFMS são absolvidos
Railson durante depoimento na DHPP quando foi preso pelo assassinato do estudante (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.