ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sem certificado de segurança em prédio, bombeiros aplicam multa de R$ 8,9 mil

O fogo, segundo os primeiros levantamentos, começou na sala do 6º andar, onde o morador de 74 anos estava

Viviane Oliveira, Cleber Gellio e Bruna Marques | 10/03/2022 09:05
Cômodo de apartamento onde o fogo começou foi destruído pelo incêndio. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Cômodo de apartamento onde o fogo começou foi destruído pelo incêndio. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

O prédio residencial 15 de Novembro que pegou fogo na tarde de ontem (9) não possui certificado do Corpo de Bombeiros, documento fundamental para atestar o funcionamento pleno de todo o sistema de proteção contra incêndio. “O prédio tem feito algumas manutenções, mas não se encontra certificado pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou o coronel Artemison Monteiro de Barros, comandante-geral em exercício.

Segundo o coronel, a edificação é antiga e precisa de manutenção recorrente. “É possível estar como uma edificação nova? É improvável que isso aconteça, o que se faz é uma adequação dessa edificação existente às condições atuais", explicou.

Ontem, por exemplo, durante o incêndio, não funcionou de forma adequada o sistema de bombas (a água não chegou com pressão), conforme o bombeiro. Precisam ser providenciadas também a manutenção no sistema de hidrantes, extintores, porta corta-fogo e nas escadas.

Coronel Barros durante entrevista nesta quinta-feira (10). (Foto: Henrique Kawaminami)
Coronel Barros durante entrevista nesta quinta-feira (10). (Foto: Henrique Kawaminami)

O Corpo de Bombeiros fez uma vistoria no prédio e emitiu um auto de infração de 200 Uferms (R$ 8.932), que cabe recurso, e solicitou que a edificação seja regularizada. O síndico já foi comunicado.

“A gente está em fase de instrução, então, é necessário que sejam feitas algumas adequações. O prédio tem boa construção e boa estrutura. Pedimos os laudos para termos a certeza das questões estruturais em virtude desse incêndio no sexto pavimento. Já fizemos a orientação e vamos acompanhar ao longo dos dias essa questão”, explicou.

No total, cinco idosos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. O fogo, segundo os primeiros levantamentos da perícia, começou na sala. Um dos moradores de 73 anos, que estava no apartamento onde o incêndio começou, saiu do local intubado e foi socorrido à Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias