ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

TJ reduz de 17 para 13 anos pena de Christiano Luna, 6 meses após júri

Defesa pretende entrar com embargo infringente, no âmbito do próprio Tribunal de Justiça

Guilherme Henri e Marta Ferreira | 14/05/2018 15:07
Cristhiano Luna de Almeida em julgamento no ano passado (Foto: André Bittar/ Arquivo Campo Grande News)
Cristhiano Luna de Almeida em julgamento no ano passado (Foto: André Bittar/ Arquivo Campo Grande News)

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça concedeu em partes nesta segunda-feira (14) recurso de apelação interposto pelo confeiteiro Cristhiano Luna de Almeida, reduzindo a pena dele de 17 para 13 anos de prisão, por matar o segurança o segurança Jéferson Bruno Escobar, o Brunão.

Consta nos autos que o recurso foi protocolado em janeiro deste ano. No documento, o apelante pede anulação do julgamento por excesso de linguagem, cerceamento de defesa, inversão tumultuária da ordem de quesitação, ausência de quesito obrigatório e também pela condenação por homicídio praticado com dolo eventual, a qual não pode ser extraída da resposta dos jurados.

“No mérito, sustenta que a decisão do Conselho de Sentença foi contrária à prova dos autos ao acolher as teses sustentadas em plenário pelo Ministério Público Estadual, a saber a ocorrência do dolo eventual, por não acatar a tese de legítima defesa exposta durante os debates, a qualificadora do motivo fútil e a qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima, motivo pelo qual requer seja anulado o julgamento realizado pelo Tribunal do Júri e a outro seja submetido”.

Por fim, a defesa pediu a redução da pena-base para 12 anos de reclusão, mediante o afastamento dos fatos alegados pelo juiz devendo-se considerar, se necessário, o comportamento da vítima como causa redutora.

Julgamento de Cristhiano durou 9h em novembro do ano passado (Foto: André Bittar/ Arquivo Campo Grande News)
Julgamento de Cristhiano durou 9h em novembro do ano passado (Foto: André Bittar/ Arquivo Campo Grande News)

Divergências – O recurso foi votado nesta segunda-feira. Os três desembargadores que votaram tiveram entendimento distinto sobre o pedido da defesa. O relator, Luiz Gonzaga Mendes Marques, defendeu que a apelação criminal fosse rejeitada. O revisor do processo, o desembargador José Ale Ahamad, argumentou pela concessão em partes, incluindo a redução da pena. Já o terceiro integrante da Câmara, Carlos Eduardo Contar, votou para que um novo julgamento fosse realizado.

Nesses casos, segundo explicou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, o ordenamento jurídico prevê que vigore o “meio termo”, no caso nem a negativa total nem a anulação do julgamento e a marcação de um novo.

Partindo deste entendimento, a pena de Cristhiano Luna foi reduzida de 17 para 13 anos de reclusão. O teor do voto do revisor ainda não foi disponibilizado.

Defesa – O advogado do confeiteiro, José Belga Trad, explica que o acórdão com a decisão deve ser publicado em até 10 dias. Devido a divergência entre os desembargadores, o próximo passo da defesa será o de entrar com embargo infringente, no âmbito do próprio Tribunal de Justiça, o que significa que os advogados pedirão o anulação do julgamento.

“Neste período ainda toda a equipe deve estudar alguma medida para que Cristhiano responda em liberdade”, adianta.

Julgamento e Crime - Brunão morreu em 19 de março de 2011. Na ocasião, ele virou alvo de Almeida ao tentar retirá-lo de dentro da casa noturna após uma briga generalizada. Acabou agredido e morto pelo acusado, que na época era bacharel em direito e praticante de artes marciais, do lado de fora do local.

O julgamento de Cristhiano Luna de Almeida foi realizado no dia 24 de novembro. O júri começou às 8h15 desta sexta-feira (24) e terminou às 18 horas.

Nos siga no Google Notícias