ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Várias empresas reforçam frente de obras no Aquário do Pantanal

Lidiane Kober | 27/03/2014 17:00
Pelos menos quatro empresas, entre elas duas estrangeiras, vem tocando obra do Aquário do Pantanal (Foto: Cleber Gellio)
Pelos menos quatro empresas, entre elas duas estrangeiras, vem tocando obra do Aquário do Pantanal (Foto: Cleber Gellio)

Pelo menos quatro empresas, entre elas duas estrangeiras, reforçam a frente de obras para dar agilidade e garantir a conclusão do Aquário do Pantanal até outubro deste ano. A divisão de funções se dá, também, diante de detalhes complexos que o empreendimento exige.

Vencedora da licitação de R$ 100 milhões, a Egelte Engenharia Ltda vem contratando as auxiliares. “É uma obra de alto nível de detalhamento, a Egelte não tem todas as especialidades e vem compartilhando as tarefas com outras empresas”, disse o chefe da Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes. “Isso é normal em um empreendimento complexo igual o Aquário”, emendou.

Nesta semana, por exemplo, a equipe da Egelte vem dividindo tarefas com funcionários da Proteco Construções Ltda. Uma empresa portuguesa também foi contratada para providenciar a cobertura metálica. Duas estruturas, que dão forma à elipse do Aquário, foram instaladas em fevereiro.

Um guindaste com capacidade para erguer 100 toneladas veio de São Paulo para fazer o trabalho. Também estão na Capital, placas de acrílico, fabricadas no Colorado (EUA), com 11 toneladas cada e 32 centímetros de espessura.

A altura das peças é de seis metros e largura de nove. Foram necessários 67 dias para transportar a estrutura, por via marítima e terrestre. O material, orçado em R$ 5 milhões, será instalado na área central e auditório do empreendimento.

Da Espanha, segundo o titular da Semac, foi contratada empresa para realizar obras no chamado suporte à vida. Caberá a ela, por exemplo, instalar a rede de água nos aquários.

Enquanto isso, o Governo do Estado está em fase de acabamento final para lançar licitação a fim de contratar empresa para administrar o aquário. Questionado se o fato de o setor privado gerir o espaço poderá encarecer a atração, o secretário descartou a possibilidade. “O edital prega o princípio da razoabilidade, além disso, estamos prevendo programas assistenciais na área educacional e social”, garantiu.

Atrações – O Aquário do Pantanal será o maior de água doce do mundo e terá uma cobertura complexa que vai abrigar 24 tanques para representar os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai. O espaço também vai proporcionar pesquisas sobre a fauna pantaneira e tem a pretensão de atrair estudantes e universidades do mundo inteiro, além de 150 mil turistas por ano.

O projeto inclui ainda biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão. Serão cerca de sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies, entre peixes, invertebrados, répteis e mamíferos.

Funcionários da Proteco e da Egelte estão no canteiro de obras (Foto: Cleber Gellio)
Funcionários da Proteco e da Egelte estão no canteiro de obras (Foto: Cleber Gellio)
O plano do governo é inaugurar a atração em outubro (Foto: Cleber Gellio)
O plano do governo é inaugurar a atração em outubro (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias