ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Contra dengue, alunos do Sesi produzem repelente caseiro

Redação | 23/03/2010 07:25

Engajados na batalha contra a dengue, alunos da 4ª a 9ª séries do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande - unidade do Clube do Trabalhador estão produzindo, durante as aulas de Ciências, um repelente natural ao mosquito Aedes aegypti para evitar o contágio por meio da picada da fêmea, que transmite a doença.

A professora de Ciências, Patrícia Claro Pissurno, explica que o repelente, que tem como ingredientes o álcool, o cravo da índia e o óleo de bebê. "Trata-se de um repelente natural sem contra indicações para evitar o contágio por meio da picada do mosquito. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, não consegue maturar seus ovos e atrapalha a postura, o que diminui a proliferação", ressaltou.

Porém, ela reforça que a medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite a doença. "Medidas educativas de repercussão ambiental e conscientização da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam são decisivas na prevenção. Estamos fazendo a nossa parte, contribuindo para conscientização e prevenção deste mau que afeta a saúde pública de modo em geral", disse.

Ao todo 129 alunos participam da experiência e cada um produziu 600 mililitros do repelente que foram levados para as suas respectivas residências para a utilização de toda a família. "Para cada 600 ml do repelente, nós usamos 500 ml de álcool, 10 gramas de cravo da índia e 100 ml de óleo de bebê, sendo bastante econômico com custo final de R$ 6,00", explica.

Segundo a professora, o repelente caseiro ao mosquito da dengue é fruto do conhecimento repassado pelos pescadores, que teriam descoberto que o cravo da índia possui um princípio ativo que repele a fêmea do Aedes aegypti.

Confira abaixo a receita do repelente caseiro:

Ingredientes

1/2 litro de álcool;

1 pacote de cravo da índia (10 gramas);

1 vidro de óleo de bebê (100 ml);

Preparo

Nos siga no Google Notícias