A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

06/05/2009 19:51

Duarte vai ao MPE e protocola representação contra Águas

Redação

No início desta quarta-feira, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) protocolou representação contra a empresa Águas Guariroba no MPE (Ministério Público Estadual). O deputado quer que o órgão investigue a qualidade da água consumida em Campo Grande.

A pedido de Duarte, o laboratório Spetrum Labor Análises Químicas e Microbiológicas coletou água tratada de uma pequena amostragem de cinco residências da Capital e realizou análises físico-químicas e bacteriológicas do material colhido. Os boletins de análises fornecidos pelo químico responsável mostram que, das cinco amostras colhidas, três delas estavam em desconformidade com os parâmetros de portabilidade previstos na Portaria 518 do Ministério da Saúde, pela presença de coliformes, acidez (pH) excessiva ou pela insuficiência de cloro residual.

Segundo o petista, a representação serve para que o MPE apure as denúncias e com isso esclareça a população sobre a qualidade de água ofertada pela concessionária. O parlamentar ainda esclarece que a empresa deveria deixar de usar tubos de amianto na rede de distribuição, pelo fato de ser prejudicial à saúde.

O documento foi encaminhado ao promotor de Justiça, Alexandre Lima Raslan, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital.

A primeira ação popular contra a Águas, movida pelo deputado, questiona a cobrança abusiva por rompimento de lacres de hidrômetros. Ele pediu a suspensão da cobrança das multas e a devolução em dobro do valor já cobrado.

E o pedido de ação foi acatado pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Dorival Moreira dos Santos, que no dia 22 de abril, concedeu liminar proibindo a empresa de multar consumidores sob a alegação de rompimento do lacre do hidrômetro.

Esta é a segunda representação feita por Duarte à Águas.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions