ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

Do outro lado da cidade: local de prova do Enem dos Concursos gera reclamações

Candidata até falou com responsável pelo certame para tentar mudar, mas não conseguiu

Por Cassia Modena | 03/05/2024 12:06
Local de prova do Enem dos Concursos está disponível na "área do candidato" do site da Fundação Cesgranrio (Foto: Marcos Maluf)
Local de prova do Enem dos Concursos está disponível na "área do candidato" do site da Fundação Cesgranrio (Foto: Marcos Maluf)

Em Campo Grande, a distância de casa até o local de prova definido para os candidatos serem avaliados neste domingo (5) no CNU (Concurso Público Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", tem causado insatisfação. A consulta dos endereços está disponível desde 25 de abril. 

Veja aqui como saber qual o seu.

A assistente de suporte técnico e logística Marina Pontes, 38, mora próximo ao Rádio Clube Campo, na Vila Morumbi, e está afastada do trabalho enquanto trata um câncer. Desde então, tem investido um pouco do tempo nos estudos para concurso público.

Ela reclama ter sido escalada para fazer prova na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), no Jardim Seminário. Em outro certame, fez no mesmo local, então, já conhece o trajeto complicado em dia de concurso.

"É do 'outro lado da cidade'. Em dia de prova, a Avenida Tamandaré fica muito cheia, você fica parado [no trânsito]. Fica muito longe da minha casa, tenho que sair pelo menos duas horas antes", diz.

Marina Pontes mora na Vila Morumbi e fará prova no Jardim Seminário (Foto: Arquivo pessoal)
Marina Pontes mora na Vila Morumbi e fará prova no Jardim Seminário (Foto: Arquivo pessoal)

Marina até tentou apelar à Fundação Cesgranrio, a responsável pelo Enem dos Concursos. Porém, o pedido de mudança de local não foi aceito. "Liguei no número deles e me explicaram que, vamos supor, se você fez a inscrição para Três Lagoas e saiu Campo Grande, aí sim, eles trocariam. Só se fosse mais distante que 100 quilômetros", conta.

É o irmão de Marina quem irá dirigir para levá-la. A assistente tem uma amiga que mora em região mais próxima da UCDB, a quem poderia pedir o sofá emprestado para dormir mais e não correr o risco de se atrasar. "Mas ela também fará a prova e será num lugar longe, aí não poderemos ir juntas. Não iria resolver", fala.

Visitou antes - Sem conhecer bem o bairro onde fará a prova e por considerar longe, a psicóloga Glaucia Scritori, 45, aproveitou o feriado do Dia do Trabalhador, na última quarta-feira (1º), para pegar o carro e ir até o local. "Eu sou uma pessoa ansiosa, então acho melhor ver tudo direitinho antes", justifica.

Ela mora no Bairro Santo Amaro, próximo ao Colégio Militar, e foi escalada para a Escola Estadual João Carlos Flores, no Bairro Rita Vieira. "Eu acho distante. Não sei se o critério foi ordem alfabética, mas poderia ter sido o endereço", afirma.

Glaucia Scritori mora no Santo Amaro e fará a prova no Rita Vieira (Foto: Arquivo pessoal)
Glaucia Scritori mora no Santo Amaro e fará a prova no Rita Vieira (Foto: Arquivo pessoal)

Glaucia cronometrou o tempo para ir: serão 24 minutos. Com a possibilidade de pegar trânsito intenso em alguns trechos, adiciona 10 ou 15 minutos a uma estimativa sobre o horário que vai precisar sair de casa.

Já que ficará dois turnos em função da prova, a psicóloga procurou até um local nas redondezas da escola para almoçar e descansar. Será um supermercado.

A candidata estudou para o concurso, que a interessou pela proposta da divisão por blocos de conhecimento e questões dissertativas. A distância a deixou insatisfeita, mas não é motivo para desistência. "Vou fazer por curiosidade, quero experimentar, mas desejo ser aprovada", relata.

Horários - As provas serão aplicadas na manhã e tarde do próximo domingo (5). Por causa do fuso horário, quem fizer a prova em Mato Grosso do Sul terá que se antecipar 1 hora em relação à abertura oficial dos portões, que segue o horário de Brasília (DF).

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que mais de 94,6% da população do país está a até 100 quilômetros de um local de prova. Ao todo, são 5.141 os locais de aplicação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em Campo Grande, a frota de ônibus do transporte coletivo será reforçada no domingo.

Resultado - A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação será feita em 3 de junho.

Já o resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de julho.

O início da convocação para posse e cursos de formação será a partir de 5 de agosto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias