ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Enersul suspende ligação em área de proteção invadida

Redação | 14/04/2010 11:30

Por recomendação do Ministério Público Federal, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), suspendeu novas instalações elétricas em uma área que foi ocupada por várias famílias na estrada Codrasa, região do Pantanal corumbaense.

Para o MPF "a instalação de rede de fornecimento de energia elétrica em áreas sob litígio judicial poderá acarretar dispêndio desnecessário de recursos técnicos e econômicos, uma vez que os potenciais clientes encontram-se em situação irregular, ocasionando danos ambientais em área de propriedade da União".

A área tem 6 mil hectares e pertence ao patrimônio da União. Segundo o MPF, foi ocupada irregularmente por famílias de baixa renda, chácaras de lazer e pousadas turísticas. O maior problema é que muitas ocupações são em Área de Proteção Permanente, dentro do limite de 200 metros da margem do rio, onde é proibida qualquer construção e desmate da vegetação nativa.

Há um ano, quando o MPF iniciou ações na região, só seis dos 96 ocupantes tinham autorização do órgão competente, o que permite apenas a ocupação em caráter precário, não transfere direitos de domínio pleno do imóvel.

A ocupação na Codrasa é investigada através de inquéritos do MPF e Polícia Federal. O MPF expediu diversas recomendações para regularizar a ocupação da área e solucionar os graves danos ambientais constatados. A regularização é conduzida pela Secretaria de Patrimônio da União, em parceria com o Município de Ladário.

O MPF também denunciou à Justiça uma quadrilha que vendia terras da União na região, entre 2002 e 2008. Vários ocupantes foram denunciados por crimes ambientais.

Nos siga no Google Notícias