ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Europeus poderão participar de Feira da Indústria em MS

Redação | 29/09/2009 12:23

Trazer empresas da Europa para participar da Expo-MS Industrial, prevista para ocorrer de 18 a 22 de maio do próximo ano, é um dos objetivos da missão da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) na Espanha. O intercâmbio foi discutido em reunião nesta terça-feira em Valência.

"Com a recessão vivida atualmente pela Espanha, essas parcerias produtivas podem ser uma boa opção de abertura de um novo mercado consumidor, tanto para os empresários sul-mato-grossenses, quanto para os industriais espanhóis", destacou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que lidera o grupo composto ainda pelo prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Willian de Souza Brito, pelo vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Luís Cláudio Sabedotti Fornari, e mais 17 empresários do setor cerâmico do Estado.

Em Valência, o grupo reuniu-se com representantes do Impiva (Instituto para la Mediana y Pequena Industria Valenciana) e do Ivex (Instituto Valenciano de la Exportación) para discutir a aproximação das indústrias do Estado com essa região espanhola, onde fica o mais importante porto europeu no Mar Mediterrâneo com 140 linhas regulares para vários países do mundo.

O Impiva foi fundado em 1984 para a integração de agentes públicos e privados em prol do desenvolvimento regional por meio de apoio financeiro e tecnológico às micro e pequenas empresas da região de Valência, enquanto o Ivex é uma instituição pública do Governo do Estado de Valência que atua como facilitador na cooperação entre os empresários da região e o Brasil.

Com o diretor do Impiva, Francisco Casanova, o presidente Sérgio Longen fez uma apresentação rápida dos serviços oferecidos pelo Sistema Fiems e divulgou a Expo-MS Industrial.

O presidente explica que o estabelecimento dessa parceria comercial será intermediada pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, que viabilizará a vinda de consultores Impiva para que tratem de negócios em vários setores da economia industrial do Estado. Na parte de transmissão de tecnologia o ITC (Instituto de Tecnologia Cerâmica) vai contribuir no processo, segundo informou Iolanda Otero, responsável pelo centro de suporte e inovação do Instituto.

Já com os diretores da área internacional do Ivex, Cristina Villo e Daniel Blames, ficou estabelecido que o escritório do Instituto em São Paulo (SP) manterá contatos com o CIN da Fiems para verificar a possibilidade da realização de rodas de negócios durante a Expo-MS Industrial para que sejam estabelecidas parcerias empresariais entre Valência e Mato Grosso do Sul.

"O Brasil e a China são hoje os grandes mercados mundiais e o Ivex, que também tem escritórios em outros 20 países, não pode perder essa chance de aproximação comercial", disse Cristina Villo.

Ainda em Valência, a missão empresarial da Fiems vai participar do Congresso das Redes Européias para Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Regional. Já em Bolonha, na Itália, a missão vai visitar a Feira Cersaie, considerado o mais importante centro de divulgação de novas tendências, design e evolução de tecnologia de revestimentos cerâmicos do mundo, contando com 1.074 expositores e expectativa de receber 84 mil visitantes de diversos países do mundo.

Também na Itália, em Milão, os empresários vão visitar a empresa Vuzeta Biodiesel, que tem como seu principal produto o combustível sintético líquido. O sistema Vuzeta consegue transformar diretamente o combustível líquido produzido em energia elétrica acoplado a um gerador diesel, sendo que o rendimento médio é de 5 kW para cada litro de óleo combustível produzido.

Nos siga no Google Notícias