ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Famílias que têm parentes no Japão agora temem riscos da radioatividade

Marta Ferreira | 17/03/2011 17:22

Depois do terremoto e do tsunami, das cenas de destruição, estragos que se seguiram, da dificuldade de comunicação e das incertezas quanto ao futuro no Japão, as famílias de Mato Grosso do Sul agora vivem uma nova preocupação com seus parentes: o medo dos efeitos da radioatividade, por causa dos danos na usina de Fukushima.

Esse tem sido o maior motivo das ligações que a Associação Nipo Brasileira de Mato Grosso do Sul tem recebido nos últimos dias. “São famílias que querem trazer de volta quem está lá a todo custo”, afirma o presidente da entidade, Bernardo Tibana.

“Nós ficamos vendo as notícias pela TV e preocupados”, exemplifica a professora aposentada Elisa Katsue, 74 anos. Dois filhos dela, dois netos, os genros estão em Hasamatsu, cidade industrial que, “felizmente”, como diz a professora, fica distante da usina.

Elisa diz que a filha quer muito vir para o Brasil, mas no momento está com dificuldades financeiras, pois houve corte nas horas trabalhadas pelo marido em uma fábrica de automóveis após a catástrofe natural e as economias que tinha estão sendo usadas para a família se manter.

Histórias assim têm sido constantes nos contatos feitos com a Associação. Nos últimos dias, foram pelo menos dez contatos de famílias com esse intuito.

Tibana disse que a entidade, neste sentido, pode fazer pouco. Segundo ele, foram feitos contatos com o consulado do Japão, em São Paulo, e o órgão informou que não tem como trazer os brasileiros e que cada um deverá se mobilizar por si próprio.

Nem os recursos da campanha de doação que está em curso devem ter essa destinação. Os valores serão todos encaminhados à Cruz Vermelha internacional para a compra de itens básicos para a população japonesa, que tem dificuldades até para encontrar água.

Nos siga no Google Notícias