ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Após mortes de patos, prefeitura investiga possível envenenamento

A suspeita é de que uma rede clandestina esteja despejando esgoto no lago do parque onde os animais vivem

Mirian Machado | 10/01/2021 09:04
Pato registrado no lago na última semana(Foto: A Gazeta News)
Pato registrado no lago na última semana(Foto: A Gazeta News)

A Prefeitura de Amambai, há 360 km da Capital, investiga um possível envenenamento das águas do lago no parque da cidade Muriama Mascarenhas, que resultou na morte de peixes e patos que vivem no local.

Animal encontrado morto no lago (Foto:A Gazeta News)
Animal encontrado morto no lago (Foto:A Gazeta News)

O envenenamento dos animais teria ocorrido por substâncias tóxicas oriundas de ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais, conforme apurado pelo portal A Gazeta News.

O primeiro caso foi detectado no final de 2020 as voltou a acontecer nessa última semana. Outro pato foi encontrado morto no sábado (9) por pessoas que caminhavam pelo local.

O secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Luciney Bampi, disse em entrevista ao portal da cidade, que tomou conhecimento da situação em dezembro  e que desde então a Secretaria passou a atuar no caso, mas por conta do recesso não conseguiram identificar a real causa das mortes.

A informação inicial era de que os patos seriam removidos para um local seguro, na região do da horta municipal, até o problema ser resolvido, mas até ontem isso não havia acontecido.

Técnicos farão análise laboratorial para identificar que tipo de substância tóxica existe na água. Uma força-tarefa será feita nas próximas semanas com a Secretaria, Sanesul e PMA (Polícia Militar Ambiental) para investigar o caso.

A principal suspeita é de que redes clandestinas de residências e empresas estejam despejando esgoto no lago e assim contaminando a água do lago, que é formado pelo córrego subterrâneo que existe na cidade.

Nos siga no Google Notícias