A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

12/12/2015 12:51

Chuva deste sábado chega a 55 milímetros e volta a ameaçar estação de água

Volume de chuva em 12 dias já chegou a 216 milímetros, quase 30% acima da precipitação total geralmente registrada em dezembro

Helio de Freitas, de Dourados
Rio Dourados alagou estação de tratamento de água da Sanesul na quinta-feira (Foto: Eliel Oliveira)Rio Dourados alagou estação de tratamento de água da Sanesul na quinta-feira (Foto: Eliel Oliveira)

Neste sábado (12) já choveu quase 60 milímetros em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O volume de água em dezembro pode ser recorde pelo terceiro mês consecutivo na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Com a chuva de hoje, o acumulado em 12 dias se aproxima de 215 milímetros – o total normalmente registrado em dezembro é de 176mm, segundo a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.

A continuidade da chuva forte preocupa os moradores, já que a cidade corre risco de ficar desabastecida de água tratada. Na quinta-feira, após a chuva de cem milímetros, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) chegou a desligar por duas horas o sistema de captação do Rio Dourados, que funciona na estação de tratamento ao lado do rio.

Parte da estação chegou a ser inundada pela cheia do rio, considerada a maior dos últimos 50 anos. Neste sábado, segundo a Sanesul, por enquanto não houve necessidade de desligar o sistema, mas se a cheia do rio aumentar, quase 50% dos 210 mil habitantes da cidade podem sofrer com o desabastecimento, já que essa parte da população é abastecida com a água captada do rio. O restante recebe água de poços artesianos.

Fátima do Sul – No município de Fátima do Sul, a cheia do rio inundou a Vila dos Navegantes, próxima à MS-376. Várias famílias foram removidas nesta sexta-feira (11) e levadas pela prefeitura para o Centro Conviver.

Por enquanto o tráfego na rodovia continua liberado, mas se o nível do rio subir ainda mais a ponte poderá ser interditada, segundo o Corpo de Bombeiros. Ontem, a água do rio chegou a invadir um trecho da Avenida 9 de Julho, a principal da cidade.

Em Fátima do Sul, cheia do Rio Dourados desabrigou famílias da Vila dos Navegantes (Foto: Eliel Oliveira)Em Fátima do Sul, cheia do Rio Dourados desabrigou famílias da Vila dos Navegantes (Foto: Eliel Oliveira)
Ação pede a transferência de presos detidos na delegacia de Bonito
O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública pedindo à Justiça que determine a transferência imediata de todos os presos prov...
Sicredi faz doação para reformas de quartos no Lar do Idoso de Dourados
A agência Integração do Sicredi de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - fez a doação de recursos para a reforma de 14 quartos no L...
UFMS oferece 16 vagas para professor de nível superior em Três Lagoas
Será aberto no próximo dia 1º de janeiro pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) as inscrições para preencher 16 vagas para professore...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions