ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Costa Rica, Douradina, Selvíria, São Gabriel e Taquarussu completam 41 anos

Municípios do interior fazem aniversário juntos nesta quarta-feira, 12 de maio

Mariely Barros | 12/05/2021 08:49
Entrada da cidade de São Gabriel do Oeste (Foto: Divulgação)
Entrada da cidade de São Gabriel do Oeste (Foto: Divulgação)

Douradina, São Gabriel do Oeste, Taquarussu, Costa Rica, e Selvíria comemoram aniversário de 41 anos de emancipação municipal nesta quarta-feira (12).

Douradina, distante 196 Km de Campo Grande, tem a população estimada de 8.869 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Seus fundadores foram: Luiz Zahran, José Manoel da Silva, João Francisco Janos, Abrão Nunes Cerqueira, Firmo Inácio da Silva, Abílio Janos e José Nunes de Andrade, proprietários dos lotes rurais, pertencentes ao Núcleo Colonial de Dourados.

Resolveram eles lotearem toda a gleba formada por lotes contíguos e à margem de rodovias, a fim de implantar um novo povoado. O resultado desse trabalho foi o nascimento da cidade de Douradina que marcou o dia 20 de dezembro de 1.956 como data de sua fundação. O município foi criado anos depois pela lei nº. 78 de 12 de maio de 1.980. Data em que comemora-se, sua emancipação política.

São Gabriel do Oeste, localizado no Centro Norte de Mato Grosso do Sul, distante 140 Km da Capital, tem a população estimada de 27.221.  A Cidade, é palco de atividades desde meados de 1885. Segundo registros históricos divulgados pelo IBGE,  a terra foi inicialmente ocupada por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha.

O município, que hoje esta entre os melhores colocados no IDHs (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) do estado, foi por muito tempo integrado ao município de Coxim. Até que no dia 12 de maio, por ato do ex-governador Marcelo Miranda Soares, foi assinada a lei em que ficou criado o novo município e estabeleceu seus limites.

Vista do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica (Foto: Divulgação)
Vista do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica (Foto: Divulgação)

Costa Rica, distante 305 Km de Campo Grande, tem uma população estimada em 21.142 pessoas, foi elevada a distrito pela Lei nº 2.132, de 21 de janeiro de 1964 e o município criado pela Lei nº 76, de 12 de maio de 1980. Comemora-se hoje sua emancipação política.

Taquarussu foi elevada à categoria município no dia 12 de maio de 1980, e assim desmembrado de Batayporã. Distante 332 quilômetros da capital, a cidade comemora o 41° aniversário. Com população aproximada de 3.588 habitantes

Serviria, distante 305 Km de Campo Grande, tem uma população estimada em 21.142 pessoas, foi elevada a distrito pela Lei nº 2.132, de 21 de janeiro de 1964 e o município criado pela Lei nº 76, de 12 de maio de 1980. Comemora-se hoje, dia 12 de maio, sua emancipação política.

Sua história - Selvíria tem suas origens  firmadas na represa de Ilha Solteira. Em fins dos anos cinquenta estavam prontos os estudos para o início da obra de construção de uma grande usina hidroelétrica que receberia o nome da ilha solteira no Rio Paraná. Em 1963 as obram tem início e logo haveria grande afluxo de trabalhadores de toda a região e estados vizinhos para a cidade dormitório que se formou no lado paulista. A Cesp, construtora da usina em pouco tempo tinha 30 mil pessoas em sua vila, e estimulava o loteamento do povoado que se formava do outro lado, no então Estado de Mato Grosso.

E assim surgiu o loteamento de Selvíria, assim chamada em razão de estar localizada em terras do fazendeiro João Selvirio de Souza, um visionário que soube captar o momento histórico de criar uma vila e lucrar com venda das terras do cerrado.

Nos siga no Google Notícias