ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Destino de aviões roubados em MS pode ser a Bolívia e FAB é acionada

Testemunha ainda aponta que bando formado por 18 homens teria embarcado com vários pacotes

Nyelder Rodrigues | 06/09/2021 11:27
Uma das bases da FAB onde radares aéreos foram instalados em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/FAB)
Uma das bases da FAB onde radares aéreos foram instalados em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/FAB)

A FAB (Força Aérea Brasileira) foi acionada pela Polícia Civil para que se descubra o paradeiro das três aeronaves roubadas nesta madrugada de segunda-feira (6) em Aquidauana - cidade localizada a 135 km de Campo Grande. Existe a hipótese de que os ladrões tenham fugido rumo à Bolívia.

Conforme apuração da reportagem do Campo Grande News, uma testemunha do roubo afirma que os ladrões agiram em bando, totalizando 18 homens que embarcaram nas aeronaves com vários pacotes. Não foi possível especificar o que havia nos volumes.

Ainda segundo a testemunha, o destino dos voos seria a Bolívia, o que fez com que a FAB fosse acionada pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), sediada em Campo Grande e que vai participar da investigação.

"Estamos indo para Aquidauana para dar continuidade a investigação junto à delegacia da cidade. Já acionados a aeronáutica para tentar descobrir para onde foram esses aviões", conta a delegada Ana Cláudia Medina, chefe da Dracco.

Mato Grosso do Sul conta com três radares de monitoramento aéreo na fronteira: um em Ponta Porã, outro em Porto Murtinho e o terceiro em Corumbá, este último em conhecida rota do tráfico de cocaína através da Bolívia. Todos os três radares são operados pela Força Aérea em parceria com o Ministério da Justiça.

Avião pertencente a Zelito, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, foi uma das roubadas nesta segunda-feira
Avião pertencente a Zelito, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, foi uma das roubadas nesta segunda-feira

Araçatuba - Por ora, como as investigações estão em fase inicial, não há muitos detalhes sobre a ação dos bandidos, mas não está descartado que o caso tenha relação com os roubos a bancos ocorridos em Araçatuba (SP) e Mariluz (PR).

Em ambos os casos membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) são apontados como os executores da ação, visando justamente reforçar o caixa de operações criminosas da facção na fronteira com a Bolívia, no tráfico de cocaína.

A PF (Polícia Federal) acompanha as investigações junto à polícias de São Paulo e Paraná, além do Ministério Público paulista - que possui departamento especializado em acompanhar movimentações orquestradas pelo PCC.

Ao Campo Grande News, Medina frisou que ainda é cedo para a polícia apontar qualquer relação entre os casos. Já PF e FAB foram procuradas para comentar o caso, mas até o fechamento do texto não enviaram respostas aos questionamentos feitos.

Moradores de Araçatuba foram usados como escudo nos carros e feitos como reféns (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Moradores de Araçatuba foram usados como escudo nos carros e feitos como reféns (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O roubo - O assalto aconteceu nesta madrugada de segunda e a tentativa foi de levar cinco aeronaves, porém o bando conseguiu êxito para levar apenas três delas. Para isso, o caseiro do aeroclube local e dois filhos foram amarrados. Os aviões levados foram uma Bonanza, modelo V35B, e duas Cessna, modelo 182.

A Bonanza opera sobre o prefixo PT-ING e está em nome de Zelito Alves Ribeiro e de Joel Sanches Jacques. Zelito é irmão do atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), e primo do deputado estadual Felipe Orro (PSDB).

Já um dos aviões Cessna pertence a Liliane Paschoaletto Trindade, esposa do ex-prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade - que é irmão do atual chefe do Detran-MS, Rudel Trindade. A aeronave tem o prefixo PT-KDI.

Por fim, a segunda Cessna opera com a matrícula PT-DST e pertence ao cantor, ator e pecuarista Almir Sater. Coincidentemente, ele está em Aquidauana em gravações do remake da novela Pantanal, desta vez produzida pela TV Globo. Diferente dos outros três aviões, a permissão de voo dessa aeronave está suspenso.

Nos siga no Google Notícias