ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Dia de campo em Itaquiraí mostra alternativas de alimentação para o gado em época de seca

Vanda Escalante | 08/06/2011 09:56

Com a expectativa de reunir cerca de 200 participantes, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio da agência municipal de Itaquiraí, realiza nesta quinta-feira (09), um dia de campo sobre as alternativas de alimentação para gado leiteiro durante o período de seca. O evento tem a parceria da prefeitura municipal, da Copagril e do Banco do Brasil.

O engenheiro agrônomo da Agraer, Paulo Machado Lobo, explica que o clima na região de Itaquiraí é bem definido entre estação da seca, que acontece normalmente de maio a outubro, e estação das águas, que ocorre de outubro a maio.

“Durante o período das águas, com pastagens adubadas e bem manejadas, normalmente, não se tem escassez de alimento. O problema maior é durante a seca. Se o produtor não planejar a alimentação do gado nesta época, a produção de leite, bem como a nutrição e a sanidade do rebanho ficam comprometidas. E é justamente nesse período que os agricultores podem obter maior geração de renda com o leite, pois o preço do produto é melhor”, explica Lobo.

De acordo com informações da Agraer, no dia de campo serão apresentadas alternativas como produção de silagem de milho e abordadas demonstrações práticas de manejo de ordenha e enriquecimento da cana-de-açúcar com uréia. Além disso, os participantes conhecerão o trabalho que o pesquisador Edmilson Volpe, da Agraer, vem desenvolvendo em Itaquiraí com variedades de cana-de-açúcar para alimentação animal e espécies com potencial para banco de proteína.

Nos siga no Google Notícias