A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Outubro de 2017

08/06/2011 09:56

Dia de campo em Itaquiraí mostra alternativas de alimentação para o gado em época de seca

Vanda Escalante

Com a expectativa de reunir cerca de 200 participantes, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio da agência municipal de Itaquiraí, realiza nesta quinta-feira (09), um dia de campo sobre as alternativas de alimentação para gado leiteiro durante o período de seca. O evento tem a parceria da prefeitura municipal, da Copagril e do Banco do Brasil.

O engenheiro agrônomo da Agraer, Paulo Machado Lobo, explica que o clima na região de Itaquiraí é bem definido entre estação da seca, que acontece normalmente de maio a outubro, e estação das águas, que ocorre de outubro a maio.

“Durante o período das águas, com pastagens adubadas e bem manejadas, normalmente, não se tem escassez de alimento. O problema maior é durante a seca. Se o produtor não planejar a alimentação do gado nesta época, a produção de leite, bem como a nutrição e a sanidade do rebanho ficam comprometidas. E é justamente nesse período que os agricultores podem obter maior geração de renda com o leite, pois o preço do produto é melhor”, explica Lobo.

De acordo com informações da Agraer, no dia de campo serão apresentadas alternativas como produção de silagem de milho e abordadas demonstrações práticas de manejo de ordenha e enriquecimento da cana-de-açúcar com uréia. Além disso, os participantes conhecerão o trabalho que o pesquisador Edmilson Volpe, da Agraer, vem desenvolvendo em Itaquiraí com variedades de cana-de-açúcar para alimentação animal e espécies com potencial para banco de proteína.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions