ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Etnias convocam 200 caciques para decisão sobre área em Aquidauana

Aliny Mary Dias | 24/06/2013 12:14

Cerca de 200 lideranças indígenas irão se reunir na próxima quarta-feira (26) para debater a ordem de reintegração de posse da Fazenda Esperança em Aquidauana. Segundo o advogado Luiz Henrique Eloy, lideranças terena e kadiwéu irão esclarecer aos índios a situação das terras.

Conforme o advogado, a assembleia foi convocada por conta de uma ação de reintegração de posse movida pelo fazendeiro Nilton Carvalho da Silva Filho que vence na próxima quinta-feira.

Os caciques irão esclarecer aos índios a situação das terras que receberam o nome de Retomada Esperança. “A comunidade está em desespero por conta da reintegração e os caciques vão explicar os detalhes”, afirma o advogado.

A primeira reunião marcada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para quinta-feira com integrantes do fórum nacional que trata sobre a questão das demarcações também será assunto da assembleia. A reunião será durante todo o dia e a imprensa foi liberada para acompanhar os debates.

Decisão – Os índios ocuparam a Fazenda Esperança no dia 30 de maio e a ação de reintegração de posse foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande no último dia 17 deste mês. 

Na decisão, o juiz Renato Toniasso autoriza a reintegração e afirma que “o fato de o processo administrativo de demarcação e ampliação da Terra Indígena Taunay-Ipegue estar em fase adiantada, não permite aos índios tomarem a posse da área demarcada, antes do desfecho final dessa demarcação, o que se dará apenas mediante decreto homologatório”, afirma Hardmann.

Outra recomendação do MPF que não deve ser seguida caso os índios não saiam da fazenda é a ausência da polícia durante o cumprimento da ação. O magistrado afirma que “decorrido o prazo dado, sem que a FUNAI consiga a desocupação espontânea, o uso da forca policial será inevitável, pois as decisões judiciais devem ser cumpridas, sob pena de instalar-se o caos, em termos de segurança jurídica”, completa.

Nos siga no Google Notícias