ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Expulsos após ataque, índios esperam “reforço” para reocupar fazenda

Em vídeo divulgado pelo Cimi, índios relatam momentos de terror após suposto ataque, no sábado; policial que foi ao local diz que índios estão acampados na mata e prometem retomar ocupação

Helio de Freitas, de Dourados | 14/03/2016 09:37
Índios que foram expulsos de fazenda invadida sábado entre Dourados e Itaporã (Foto: Eliel Oliveira)
Índios que foram expulsos de fazenda invadida sábado entre Dourados e Itaporã (Foto: Eliel Oliveira)

Os índios que tentaram invadir a Fazenda Cristal no sábado aguardam a chegada de “reforços” vindos de acampamentos localizados no município de Caarapó, para retomar a área. Homens, mulheres e crianças aguardam em acampamentos improvisados montados em matas próximas à fazenda localizada entre os municípios de Dourados e Itaporã, a 233 km de Campo Grande.

Um policial militar que esteve ontem à tarde no acampamento informou ao Campo Grande News que os guarani-kaiowá prometem retornar para a fazenda assim que se reorganizarem e chegar o apoio de outras aldeias.

Vídeo do Cimi – Em vídeo postado na rede social Facebook, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) denuncia o suposto ataque aos índios, feito por seguranças armados ainda no sábado, logo após a tentativa de ocupação da propriedade, que fica nos arredores da reserva de Dourados.

No vídeo, gravado por um dos índios e editado antes de ser divulgado, um homem aparece batendo boca com os guarani-kaiowá e usando de tom ameaçador para tentar tomar o celular usado para a gravação.

O vídeo também mostra o índio Isael Reginaldo Alves, 41, sendo socorrido ao hospital e o autor da gravação afirma que ele tinha sido ferido a tiros. Entretanto, o Campo Grande News apurou no Hospital da Vida, para onde Isael foi levado, que os ferimentos eram superficiais e podem ter sido provocados por estilhaços de rojão.

Conforme o policial que esteve ontem na área de conflito acompanhado equipes da Polícia Federal, a reação à tentativa de invasão teria sido feita por proprietários de fazendas e sítios próximos. Ele não confirmou a presença de seguranças armados no local.

Nos siga no Google Notícias