A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/03/2016 09:37

Expulsos após ataque, índios esperam “reforço” para reocupar fazenda

Em vídeo divulgado pelo Cimi, índios relatam momentos de terror após suposto ataque, no sábado; policial que foi ao local diz que índios estão acampados na mata e prometem retomar ocupação

Helio de Freitas, de Dourados
Índios que foram expulsos de fazenda invadida sábado entre Dourados e Itaporã (Foto: Eliel Oliveira)Índios que foram expulsos de fazenda invadida sábado entre Dourados e Itaporã (Foto: Eliel Oliveira)

Os índios que tentaram invadir a Fazenda Cristal no sábado aguardam a chegada de “reforços” vindos de acampamentos localizados no município de Caarapó, para retomar a área. Homens, mulheres e crianças aguardam em acampamentos improvisados montados em matas próximas à fazenda localizada entre os municípios de Dourados e Itaporã, a 233 km de Campo Grande.

Um policial militar que esteve ontem à tarde no acampamento informou ao Campo Grande News que os guarani-kaiowá prometem retornar para a fazenda assim que se reorganizarem e chegar o apoio de outras aldeias.

Vídeo do Cimi – Em vídeo postado na rede social Facebook, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) denuncia o suposto ataque aos índios, feito por seguranças armados ainda no sábado, logo após a tentativa de ocupação da propriedade, que fica nos arredores da reserva de Dourados.

No vídeo, gravado por um dos índios e editado antes de ser divulgado, um homem aparece batendo boca com os guarani-kaiowá e usando de tom ameaçador para tentar tomar o celular usado para a gravação.

O vídeo também mostra o índio Isael Reginaldo Alves, 41, sendo socorrido ao hospital e o autor da gravação afirma que ele tinha sido ferido a tiros. Entretanto, o Campo Grande News apurou no Hospital da Vida, para onde Isael foi levado, que os ferimentos eram superficiais e podem ter sido provocados por estilhaços de rojão.

Conforme o policial que esteve ontem na área de conflito acompanhado equipes da Polícia Federal, a reação à tentativa de invasão teria sido feita por proprietários de fazendas e sítios próximos. Ele não confirmou a presença de seguranças armados no local.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions