ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Governo doa 6 toneladas de roupas para 12 cidades afetados pelas chuvas

Renata Volpe Haddad e Leonardo Rocha | 23/05/2016 10:02
Autoridades estaduais entregaram produtos aos prefeitos hoje. (Foto:Alcides Neto)
Autoridades estaduais entregaram produtos aos prefeitos hoje. (Foto:Alcides Neto)

Seis toneladas de roupas e calçados apreendidos pela Receita Federal estão sendo doados nesta segunda-feira (23) pelo governo estadual a 12 municípios de Mato Grosso do Sul, os primeiros que decretaram situação de emergência devido as chuvas.

No evento realizado agora pela manhã na Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), as prefeituras de Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Naviraí, Sete Quedas, Paranhos e Tacuru serão contemplados.

De acordo com o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (PTB) que participa do evento, o município vai receber 900 kg entre roupas e calçados. "Na cidade, a maioria da população são assentados e 60% indígenas que precisam de ajuda e essa doação veio em boa hora", afirma.

Em Coronel Sapucaia, as chuvas de maio prejudicaram estradas e as águas levaram mais uma ponte da zona rural. (Foto: Defesa Civil de Coronel Sapucaia)
Em Coronel Sapucaia, as chuvas de maio prejudicaram estradas e as águas levaram mais uma ponte da zona rural. (Foto: Defesa Civil de Coronel Sapucaia)

Bispo diz ainda que em novembro do ano passado, devido as chuvas intensas, decretou a primeira situação de emergência e avalia outro decreto ainda este mês. "Como voltou a chover forte no começo do mês, muitas estradas e lavouras estão prejudicas e temos oito pontos de interrupção em estradas, o que complica nossa situação".

Para o prefeito de Iguatemi, José Roberto Felipe (sem partido) a doação vai ajudar muito. "Já fiz quatro decretos de situação de emergência, o último agora no início do mês, porque o município foi muito afetado pelas chuvas", alega.

José Roberto diz ainda que 130 propriedades estão isoladas e 250 alunos não vão à escola por causa das últimas chuvas. "As estradas estão sem condições de trafegabilidade e a ponte sobre o rio Seriguelo caiu no início do mês, prejudicando os moradores da zona rual".

Conforme o coordenador da defesa civil estadual, Coronel Isaías Ferreira Bittencourt, ao todo, são 43 município em situação de emergência, sendo que 36 foram reconhecidos pelo Estado e 27 pela União. "O trabalho da Defesa Civil é apoiar e ajudar as defesas municipais, enviando equipe para apoio e orientação. Entre as cidades que podem ser reconhecidas novamente em situação de emergência, estão Amambai, Coronel Sapcuaia, Tacuru, Iguameti e Paranhos", informa.

Nos siga no Google Notícias