ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Impressionado com incêndio, locutor registra “Pantanal em chamas” em Aquidauana

Leonel Ramos, de 52 anos, relata que nunca viu situação tão grave na região

Aletheya Alves | 21/09/2021 13:47

Pantanal pede socorro, meu Deus. Pantanal em chamas, muito triste”. Impressionado com as chamas às margens do Rio Aquidauana, o locutor Leonel Ramos, de 52 anos, registrou cenário que segue se espalhando por Mato Grosso do Sul. Nas imagens, é possível ver fogo na copa das árvores.

Destacando a tristeza ao ter visto o incêndio no Pantanal de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, Leonel explica que não gravou por mais tempo por se sentir mal. “É muito chocante, porque ali tem muito animal. Tá muito seco, água escassa e muito bicho acaba entrando na água para se proteger”, explicou.

Conforme Leonel, o vídeo foi registrado na tarde desta segunda-feira (20), após o horário de almoço. “Começou a ventar bastante e acendeu as chamas, é muito preocupante, porque além da fauna, a mata ciliar que protege o rio de assoreamento nas duas margens está sendo consumida”, disse.

Ainda de acordo com o locutor, há anos ele frequenta a região para pescar com amigos e nunca tinha visto um cenário tão preocupante. “É um problema tanto a questão do assoreamento do rio quanto das cinzas que ficam às margens. Assim que chover forte, as cinzas vão para o rio e muitos peixes vão morrer”.

O pantanal de Aquidauana possui aproximadamente 507.529,00 hectares, conforme o Instituto SOS Pantanal e contribui com cerca de 4,9% do total da reserva pantaneira.

Nos siga no Google Notícias