ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 32º

Interior

MP paraguaio quer prisão preventiva de policial flagrado com pistoleiros

Silvio Ramón León Saucedo é cunhado de Éder Rolando Giménez, o “Largo”, preso no domingo

Por Helio de Freitas, de Dourados | 04/11/2025 08:49
MP paraguaio quer prisão preventiva de policial flagrado com pistoleiros
Éder Rolando Giménez (1º à direita) e ao lado dele o policial Silvio Ramón (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Paraguai pediu a prisão preventiva do suboficial da Polícia Nacional Silvio Ramón León Saucedo, flagrado na companhia de Éder Rolando Giménez, o “Largo”, apontado como o atual chefe de matadores profissionais que agem a serviço do crime organizado na linha internacional entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público do Paraguai solicitou a prisão preventiva do suboficial Silvio Ramón León Saucedo, flagrado com Éder Rolando Giménez, conhecido como "Largo", líder de pistoleiros na fronteira com Mato Grosso do Sul. A prisão ocorreu no domingo em San Pedro del Ycuamandiyú, a 250 km de Paranhos.O grupo, que incluía outros três homens, foi detido em uma caminhonete blindada portando armas. Saucedo alegou parentesco com "Largo", que é procurado pela justiça e suspeito de ordenar o assassinato do jornalista Humberto Coronel em 2022. Todos foram acusados por violação da Lei de Armas e associação criminosa.

Lotado no distrito de Cerro Corá, Saucedo acompanhava “Largo” no momento em que o criminoso foi preso por agentes do Departamento de Investigações, na tarde de domingo (2), em San Pedro del Ycuamandiyú, a 250 km de Paranhos (MS). Outros três homens, um deles procurado por homicídio, também foram presos.

Nesta segunda-feira (3), os cinco homens foram formalmente acusados pelo Ministério Público por transgressão da Lei de Armas e por associação criminosa. No momento em que foi cercado pela polícia, o grupo estava em uma caminhonete S10 blindada e portava três pistolas, seis carregadores e uma escopeta.

Para tentar justificar o fato de acompanhar um criminoso com prisão decretada, Silvio Ramón León Saucedo alegou relação familiar com “Largo”. A atual companheira dele é irmã de Éder Rolando Giménez.

Entretanto, o promotor Juan Ramón Olmedo afirmou não ser compatível com o cumprimento do dever que um policial mantenha contato ou compartilhe espaços com uma pessoa procurada pela Justiça paraguaia. Contra “Largo” há três mandados de prisão em vigor. Ele também é suspeito de ser o mentor do assassinato do jornalista Humberto Coronel, ocorrido em Pedro Juan Caballero em setembro de 2022.

As prisões - Além de “Largo” e do policial Silvio Ramón, foram presos Casildo Martínez Venialgo, Edgar Julián Duarte Benítez e Luis Antonio Robles, também procurado pela Justiça paraguaia por homicídio.

O grupo foi cercado pela Polícia Nacional quando circulava pela cidade, capital do departamento de San Pedro. “Largo” se trancou dentro da caminhonete blindada e só aceitou render-se a pedido do cunhado, que estava do lado de fora do veículo (veja o vídeo acima). Éder Rolando Giménez alegou ter relutado para se entregar porque acreditava que seria assassinado.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.