ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

MST denuncia milícia armada em fazenda ocupada por sem-terra

Helio de Freitas, de Dourados | 22/09/2015 15:21
MST diz que milícia armada próxima à área ocupada é ameaça para famílias sem-terra (Foto: Divulgação/MST)
MST diz que milícia armada próxima à área ocupada é ameaça para famílias sem-terra (Foto: Divulgação/MST)

Milícias armadas estariam circulando nos arredores do acampamento sem-terra montado desde 21 de agosto deste ano na Fazenda Saco do Céu, no distrito de Casa Verde, município de Nova Andradina, na divisa com São Paulo. De acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), as milícias começaram a aparecer alguns dias após a ocupação.

Pelo menos mil famílias ocupam a fazenda, que já passou por vistoria, mas o processo de compra ainda não teve avanço.

“São dezenas de seguranças altamente armados, andando pela área, onde se encontram crianças, jovens, idosos e mulheres. Já houve ameaças e inclusive tiros foram dados contra as famílias acampadas na área”, afirma o MST em nota distribuída nesta terça-feira através da assessoria de imprensa.

O MST afirma que a impunidade impera em Mato Grosso do Sul na questão da reforma agrária, paralisada há cinco anos. “Se não lutarmos e formos para o embate, nossas famílias continuarão às margens das rodovias, morando em barracos de lonas, totalmente abandonadas pelos poderes constituídos. Atualmente temos acampamentos que já possuem doze anos de existência e até agora nada de acesso à terra”, afirma o movimento.

Pedido de socorro – Segundo o MST, a denúncia feita em nota encaminhada aos veículos de comunicação é “um pedido de socorro” diante dos constantes conflitos por terra em Mato Grosso do Sul. “Recentemente assistimos a morte de mais uma lideranças indígena, Semião Vilhalva, no município de Antônio João, que assim como tantos outros foram assassinados pelo coronelismo que impera em nosso Estado e nada foi feito, nenhum culpado punido e nós temos medo de que nossas famílias também possam ser vítimas de ataques inesperados”.

O MST protesta também contra a situação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em MS. “Não há estrutura física e nem financeira para tocar os trabalhos necessários. Não é à toa que os funcionários fizeram grande movimentação grevista. Até o momento ainda aguardamos a nomeação definitiva de um superintendente que possa tocar as questões necessárias”.

Nos siga no Google Notícias