ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Mulher com astigmatismo receberá óculos de prefeitura, decide Justiça

Nyelder Rodrigues | 06/06/2016 20:12

O Município de Paranaíba - localizado a 422 km de Campo Grande - terá que oferecer para uma paciente óculos, conforme foi prescrito por médico. A decisão, unânime, foi tomada pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A paciente tem astigmatismo e não possui condições financeiras de comprar as lentes corretivas. Sendo assim, ela entrou via Defensoria com ação para fazer com que o Município oferecesse o óculos para ela. Em primeiro instância, a Justiça já havia dado decisão favorável à paciente.

Porém, o Município recorreu, indo para a mão dos desembargadores a questão, sendo que eles negaram provimento ao recurso e mantiveram a decisão inicial. A alegação do Município era de que não foi comprovada a necessidade dos óculos, bem como invocou a reserva do possível.

Já o relator do processo, o desembargador Divoncir Schreiner Maran, destacou que a Constituição impõe ao Estado o dever de assegurar o acesso universal e igualitário às ações de saúde que objetivem a prevenção, redução e recuperação de doenças.

Ele também argumentou que que a paciente apresentou documento subscrito por médico especialista, comprovando a imprescindibilidade dos óculos, pois ela é portadora de astigmatismo. Sendo assim, foi mantida a decisão.

Nos siga no Google Notícias