ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Paciente com raiva humana foi mordido por cão há cerca de 60 dias

Liana Feitosa | 19/04/2015 11:55
Após confirmação de raiva animal, em março, prefeitura iniciou campanha de vacinação na cidade. (Foto: Arquivo/ Diário Corumbaense)
Após confirmação de raiva animal, em março, prefeitura iniciou campanha de vacinação na cidade. (Foto: Arquivo/ Diário Corumbaense)

Paciente de 38 anos, internado no HU (Hospital Universitário) com raiva humana, foi mordido por cão há cerca de 60 dias, segundo a Secretaria de Saúde de Corumbá, cidade há 419 quilômetros de Campo Grande, onde o caso foi registrado.

De acordo com Dinaci Ranzi, titular da secretaria, o homem não procurou ajuda médica após ser mordido pelo cachorro. "Por volta de terça-feira (14) ele foi até uma unidade de saúde porque estava com febre e não se sentia bem. Durante o exame clínico, a mordida foi encontrada e o paciente foi questionado sobre o que era. Foi quando ele contou que tinha sido mordido por um cachorro de rua", ", conta a secretária.

Segundo Dinaci, a prefeitura tem adotado uma série de ações desde que foi confirmado o primeiro caso de raiva na região, que era bovina.

"Começamos a monitorar as cidades da região e começamos um trabalho de combate e prevenção na cidade de acordo com o que o protocolo do Ministério da Saúde recomenda", detalha.

Após a confirmação de raiva bovina, foram constatados casos de raiva canina, o primeiro deles no dia 18 de março. "Para combater a doença, pedimos suporte do Exército, que já está nos ajudando desde fevereiro, e da Marinha", afirma Dinaci.

Ainda conforme a secretária, o trabalho é delicado, inclusive, porque se trata de investigar e atender animais de rua também. "Teoricamente, mesmo estando na rua, o animal tem dono. Então, por mais que tratemos os animais que estão dentro das residências, existem os que estão soltos e podem até mesmo ter escapado de casa", considera.

Nos siga no Google Notícias