ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Para polícia, carga de 2,2 toneladas de cocaína pertencia a grupo de Minotauro

Maior carregamento de cocaína da história do Paraguai estava em duas caminhonetes apreendidas a 90 km de Ponta Porã

Helio de Freitas, de Dourados | 07/02/2019 09:16
Os três presos com a cocaína são vigiados por agentes da Senad (Foto: Divulgação/Senad)
Os três presos com a cocaína são vigiados por agentes da Senad (Foto: Divulgação/Senad)

Policiais da fronteira acreditam que as 2,2 toneladas de cocaína apreendidas na tarde de ontem (6) em Yby Yaú, a 90 km de Ponta Porã, pertenciam ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e ao narcotraficante brasileiro Sérgio de Arruda Quitiliano Neto, o Minotauro, preso segunda-feira (4) no litoral catarinense.

Ao Campo Grande News, um policial com atuação na Linha Internacional informou hoje (7) que todos os indícios apontam para o grupo liderado por Minotauro como dono da droga – o maior carregamento de cocaína apreendido em toda a história do Paraguai, segundo o jornal ABC Color.

Nesta quinta-feira, policiais paraguaios cumprem cinco mandados de busca em endereços ligados a Minotauro em Pedro Juan Caballero. Pelo menos 12 pessoas estão presas.

Os fardos de cocaína estavam em quatro caminhonetes, uma F250, uma F400 e duas da marca Toyota modelo Hilux, interceptadas na zona rural de Yby Yaú por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, Ministério Público paraguaio e homens da FTC (Força Tarefa Conjunta), grupo de elite das Forças Armadas do Paraguai.

Os paraguaios Panflio Barrios, 35, Mário Ramón Ibañez Lopes, 26, e Sandra Zunilda Coronel Diana, 21, foram presos. Outros abandonaram as caminhonetes com a droga e correram para o mato.

Segundo a Senad, a suspeita é de que a cocaína seria enviada para o Brasil, para abastecer os grandes centros consumidores durante o Carnaval.

O promotor de Justiça Hugo Volpe, chefe da força-tarefa contra o narcotráfico na fronteira, disse que a missão agora é descobrir como o carregamento entrou no país.

Ele reluta em confirmar que a droga era da quadrilha de Minotauro – alvo de uma operação nesta quinta em Pedro Juan Caballero. “Até agora não há ligação com Minotauro”, afirmou Hugo Volpe ao Campo Grande News nesta manhã.

A Senad ainda não identificou de onde a cocaína vem, mas esse tipo de entorpecente é costumeiramente trazido da Bolívia e do Peru até o Paraguai em pequenos aviões e depois enviado de carro para o lado brasileiro da fronteira. Galões com combustível de avião foram encontrados nas caminhonetes.

Nos siga no Google Notícias