ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sucessor de Minotauro usou certidão falsa emitida por cartório já investigado

RG foi emitido com base em certidão de nascimento falsa, emitida em 2014; tabeliã da época é investigada por crimes há 4 anos

Silvia Frias | 24/01/2020 10:47
Certidão de nascimento emitida por cartório de Aral Moreira investigado pela Polícia Federal (Foto/Reprodução)
Certidão de nascimento emitida por cartório de Aral Moreira investigado pela Polícia Federal (Foto/Reprodução)

Há pelo menos cinco anos o homem que se apresentava como Edson Barbosa Salinas usava identidade falsa, com base em certidão de nascimento expedida por cartório de Aral Moreira, distante 364 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a Polícia Civil, “Edson”, conhecido como “Salinas Riguaçu” é o sucessor do narcotraficante Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o “Minotauro”, um dos reis do tráfico e liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital). O nome verdadeiro seria Ederson Salinas Benitez.

De acordo com a PF (Polícia Federal) o cartório já foi objeto de investigação policial por conta da lavratura de registros de forma fraudulenta. Em 2015, a tabeliã responsável pelo cartório foi afastada das funções por conta das irregularidades.

No fim do mesmo ano, uma nova tabelião, aprovada em concurso público, assumiu o cartório. A antiga funcionária ainda é investigada pelos crimes. 

Documento enviado pela inteligência do Paraguai, com outra identidade de Salinas (Foto/Reprodução)
Documento enviado pela inteligência do Paraguai, com outra identidade de Salinas (Foto/Reprodução)

Mudança - Na audiência de custódia realizada ontem (23), o juiz Marcelo Guimarães Marques, da 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, arbitrou fiança de R$ 80 mil, pois considerou que, apesar das informações da polícia, não foram anexados indícios desse envolvimento com narcotráfico e a facção criminosa, seguindo até a recomendação do MPMS (Ministério Público de MS).

No entanto, o juiz voltou atrás na decisão ao ser informado pelo MP/MS que o narcotraficante pode ter apresentado uma identidade falsa às autoridades.

Na identidade usada por “Salinas Riguaçu” consta que ele nasceu no dia 6 de janeiro de 1988, à 1h, em uma fazenda de Aral Moreira. O documento é assinado pela tabeliã que já é alvo de inqúerito em tramitação na 2ª Vara Federal de Ponta Porã desde 2015, "com a impútação de centenas de falsidades e estelionatos a ela e demais integrantes do grupo criminoso". A mesma acusação motivou denúncia do MPMS de 2014.

Porém, no inquérito sobre a briga de trânsito foi anexado documento emitido pelo departamento de inteligência da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai em que consta a foto dele e o nome de Ederson Salina Benitez, nascido em 6 de janeiro de 1990, em Pedro Juan Caballero. Com exceção do primeiro nome do pai, Guillermo (na certidão brasileira, Guilhermo), a filiação é completamente diferente.

O juiz então revogou o alvará de soltura e pediu que a defesa do suspeito esclareça a informação e apresente uma copia da identidade paraguaia do indiciado. O magistrado liberou a restituição do valor pago de fiança e determinou uma nova perícia no celular do suspeito. A nova varredura deve ser feita sob a supervisão da Polícia Federal.

Salinas, único nome verdadeiro usado por ele na identidade falsa, foi preso no domingo (19) depois de briga de trânsito. No boletim de ocorrência apresentou-se como agricultor, mas a Polícia Civil informou no inquérito o envolvimento dele com o PCC, sendo o sucessor de Minotauro, hoje, preso em Balneário Camboriú.

(Matéria alterada às 15h47 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias