ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Investigado por corrupção passiva, PM alvo de operação foi preso com arma ilegal

O sargento Ricardo Campos Figueiredo foi denunciado em caso de cobrança de propina, mas absolvido por falta de provas; agora, ele tem o nome novamente envolvido investigação

Anahi Zurutuza e Liniker Ribeiro | 17/05/2018 12:07
Movimentação de equipe do Batalhão de Choque em frente à Corregedoria da Polícia Militar, para onde foram levados os PMs presos ontem (Foto: Marina Pacheco)
Movimentação de equipe do Batalhão de Choque em frente à Corregedoria da Polícia Militar, para onde foram levados os PMs presos ontem (Foto: Marina Pacheco)

Além dos três oficiais presos pela Operação Oiketikus, o sargento Ricardo Campos Figueiredo, de 42 anos, foi preso nesta quarta-feira (17). Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de uso restrito em Campo Grande. Ele é um dos 17 praças que estão no Presídio Militar da Capital.

Ricardo já foi investigado por corrupção passiva. Consta nos autos do Inquérito Policial Militar que ele e outros quatro PMs cobravam propina de motoristas abordados cometendo irregularidades no trânsito. As vítimas relataram pagamentos de R$ 100 e R$ 200 aos servidores. Na época, entre 2002 e 2003, de acordo com a investigação, o grupo atuava em Camapuã.

Hoje sargento, Ricardo foi denunciado pelos crimes em 2013, mas foi absolvido por falta de provas no ano seguinte, confirmou o seu advogado à época, Sebastião Francisco dos Santos Júnior.

“Ele foi absolvido de todos os crimes”, afirmou o defensor ao Campo Grande News na manhã desta quinta-feira (17), acrescentando que há algum tempo não tem contato com o PM e que por isso não sabe quem ele acionou para defendê-lo desta vez. 

A reportagem apurou que Ricardo ainda deve passar por audiência de custódia, que será presidia pelo juiz titular a Auditoria Militar, Alexandre Antunes da Silva, o mesmo que o julgou em 2014.

Sem saber ainda quem é o advogado de Ricardo, a equipe não conseguiu ouvir a versão do mesmo sobre a prisão de ontem.

Operação - A Operação Oiketikus, deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (16) em 14 cidades de Mato Grosso do Sul e mira policiais militares corruptos envolvidos com a “Máfia do Cigarro”. Oiketikus é um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”.

A força-tarefa do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), a “tropa de elite” do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), e da Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) prendeu 20 policiais, três oficiais e 17 praças, também segundo apurou o Campo Grande News.

Também foram cumprido 45 mandados de busca e apreensão.

Nos siga no Google Notícias