A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

16/04/2018 10:00

Jessé de Souza palestra sobre a formação do Brasil e a cultura do privilégio

Evento é gratuito, a partir das 19h, na Câmara Municipal; intelectual de esquerda, em suas obras e na palestra, o professor reflete sobre as raízes da desigualdade brasileira

Anahi Zurutuza
Jessé de Souza posa para foto (Foto: Divulgação)Jessé de Souza posa para foto (Foto: Divulgação)

Autor dos 27 livros, o doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e professor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Jessé de Souza, é o palestrante desta segunda-feira (16) dos Diálogos Contemporâneos. O evento acontece na Câmara Municipal, ás 19h.

A proposta de Jessé é explicar o Brasil desde o ano zero e a partir daí entender como o país se afundou em casos de corrupção. Intelectual de esquerda, em suas obras e na palestra, o professor reflete sobre as raízes da desigualdade brasileira. Para ele, não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.

Nesta linha de pensamento, o tema da palestra de Jessé de Souza: “A Formação do Brasil: do descobrimento aos tempos atuais. A Herança cartorial, o patrimonialismo e as culturas de privilégio”.

O Brasil, segundo o sociólogo, passa por um momento histórico regressivo, com influência importante da mídia tradicional no processo. Em seu último livro, “A elite do atraso...”, ele aponta os motivos pelos quais a sociedade brasileira em 2018 não passa de uma continuidade da sociedade escravocrata de 500 anos atrás.

O professor é crítico contundente à falta de pensamento crítico e a tendência ao autoritarismo. “Os seres humanos precisam ter ideias, sem ideias não dá para ir a lugar algum” é uma de suas frases.

“O que a elite quer é dinheiro, se for por uma ditadura militar, se for matando gente, não tem nenhuma importância. Fato é que nesse instante de crise estamos com as vísceras à mostra e isso é uma oportunidade de vermos a podridão desse esquema que foi montado por essa elite usando e imbecilizando não só a classe média, e retirando a possibilidade de levarmos a vida de modo reflexivo”, também diz.

Jessé é autor de outras obras conhecidas como “A ralé brasileira: quem é e como vive” e “A tolice da inteligência brasileira” e “A radiografia do golpe”.

A entrada na palestra do sociólogo é gratuita, bem como em todas as explanações dos convidados pelos Diálogos Contemporâneos. O Campo Grande News é parceiro do evento.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions