A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/10/2011 18:50

Prefeitura diz repassar dinheiro da saúde indígena para contratar funcionários

Paulo Fernandes

Após o MPF (Ministério Público Federal) pedir informações sobre o investimento de R$ 1,8 milhão repassado pela União ao apoio à saúde indígena, a Prefeitura de Dourados divulgou uma nota de esclarecimento em que afirma que a administração vem repassando os recursos mensalmente desde 23 de fevereiro 2011, quando o prefeito Murilo Zauith assumiu o comando do Município.

“O valor ao qual se refere o MPF (R$ 1.800.000,00) é referente a repasses do período entre setembro de 2009 e maio de 2010, quando não existia convênio para que o dinheiro fosse aplicado na Atenção Básica aos Povos Indígenas. Tais recursos acabaram indo diretamente para o Fundo Municipal de Saúde”, afirma a Prefeitura.

Hoje, diz a nota, os recursos são aplicados na contratação de funcionários que atuam nas cinco unidades de saúde na área indígena, seguindo decisão tomada em reuniões com o Conselho Indígena e equipe técnica e gestora do Pólo Indígena.

A Prefeitura afirma ainda contribuir com insumos e medicamentos e manter um quadro de funcionários nos postos de saúde, mesmo reconhecendo que a saúde básica dos povos indígenas é responsabilidade da União.

Em vistoria, o MPF constatou que os quatro postos de saúde das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, estão em situação degradante, com lixo hospitalar em banheiros, arquivos enferrujados, cadeiras rasgadas, portas sem maçanetas, janelas quebradas, salas de atendimento abarrotadas de caixas e com fios elétricos à mostra, teto mofado, portas fechadas com pedaços de madeira, fossa destampada e falta de geladeira para acondicionamento de vacinas, entre outras irregularidades.



Revoltante o que fazem com nossos irmãos indigenas, descaso total, falta de amor a eles.
Eu queria poder ser uma pessoa importante, para poder lutar pelos direitos destes povos que tanto sofrem com o preconceito e com as injustiças.
Peço ajuda aos comerciantes e empresários, que doem que que puderem para ajudar os indios, e que o govêrno possa colocar a frente pessoas confiáveis,para administrar .
 
Maria Helena em 14/10/2011 09:04:36
PELO AMOR DE DEUS TOMEM PROVIDENCIA NAO ADIANTA SO MOSTRAR E FICAR POR ISSO MESMO ACREDITO NAS AUTORIDADES E SEI QUE MUITA COISA VAI SER FEITA PARA REVERTER ESSA SITUAÇAO
 
silvana meira simao em 14/10/2011 08:20:53
Fiquei muito comovida com a precária situação indigena, gostaria de pedir a quem tiver meios de socorrer pelos meios corretos, que se empenhe nesse trabalho com muito amor e carinho. Tenho fé que alguem ligado á esse trabalho com nossos irmãos os socorra da forma mais correta e eficiente e rapida.Que Deus proteja essa empreitada de amor.
 
Mirella Forti Cossignani em 14/10/2011 08:06:32
E depois ainda tem alguns que dizem que os índios estão muito bem...
 
Edmundo Vasques em 13/10/2011 10:52:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions