ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Prefeitura diz repassar dinheiro da saúde indígena para contratar funcionários

Paulo Fernandes | 13/10/2011 18:50

Após o MPF (Ministério Público Federal) pedir informações sobre o investimento de R$ 1,8 milhão repassado pela União ao apoio à saúde indígena, a Prefeitura de Dourados divulgou uma nota de esclarecimento em que afirma que a administração vem repassando os recursos mensalmente desde 23 de fevereiro 2011, quando o prefeito Murilo Zauith assumiu o comando do Município.

“O valor ao qual se refere o MPF (R$ 1.800.000,00) é referente a repasses do período entre setembro de 2009 e maio de 2010, quando não existia convênio para que o dinheiro fosse aplicado na Atenção Básica aos Povos Indígenas. Tais recursos acabaram indo diretamente para o Fundo Municipal de Saúde”, afirma a Prefeitura.

Hoje, diz a nota, os recursos são aplicados na contratação de funcionários que atuam nas cinco unidades de saúde na área indígena, seguindo decisão tomada em reuniões com o Conselho Indígena e equipe técnica e gestora do Pólo Indígena.

A Prefeitura afirma ainda contribuir com insumos e medicamentos e manter um quadro de funcionários nos postos de saúde, mesmo reconhecendo que a saúde básica dos povos indígenas é responsabilidade da União.

Em vistoria, o MPF constatou que os quatro postos de saúde das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, estão em situação degradante, com lixo hospitalar em banheiros, arquivos enferrujados, cadeiras rasgadas, portas sem maçanetas, janelas quebradas, salas de atendimento abarrotadas de caixas e com fios elétricos à mostra, teto mofado, portas fechadas com pedaços de madeira, fossa destampada e falta de geladeira para acondicionamento de vacinas, entre outras irregularidades.

Nos siga no Google Notícias