ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Proposta permite uso policial de armas apreendidas

Redação | 09/01/2008 08:49

As armas de fogo, acessórios e munições apreendidos, segundo projeto em tramitação na Câmara Federal, será destina a instituições policiais dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O objetivo é facilitar o aparelhamento das polícias e reforçar os serviços de segurança pública.

A proposta se aplica às armas apreendidas que não têm mais utilidade em processos criminais, após a elaboração de laudo pericial e sua inclusão aos autos; e àquelas que não constituam prova em inquérito policial ou criminal.

De acordo com o texto, as armas devem ser encaminhadas ao comando do Exército. Se, após processo de seleção, forem consideradas em bom estado e em condições de uso, serão cedidas à polícia.

A seleção será regulamentada pelo Poder Executivo, com base no histórico de procedência da arma e no laudo pericial sobre as condições de uso.

Após a triagem, as armas, acessórios e munições apreendidos serão cedidos às instituições policiais dos estados, municípios e do Distrito Federal, obedecida a seguinte ordem de preferência:

- órgão policial que tiver a menor relação percentual entre a quantidade de armas de fogo, acessórios e munições e o efetivo total da corporação;

- órgão policial com maior efetivo policial;

- órgão policial que tenha sede em áreas com grande índice de criminalidade.

Conforme o projeto, o material que for considerado sem condições de uso será destruído pelo Comando do Exército, no prazo de 48 horas, após a conclusão do processo de seleção.

Nos siga no Google Notícias