ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Público lota central no último dia de desconto do IPTU

Redação | 10/02/2009 09:01

As filas nas centrais de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da prefeitura de Campo Grande, refletem ao velho costume brasileiro de deixar tudo para última hora. Na Central de Atendimento ao Cidadão, na Cândido Mariano, hoje pela manhã, a fila de contribuintes já ganhava a calçada da rua.

Apesar de considerar que o caso dela não se enquadrar no constume brasileiro, a professora Marialda Correa, conta que hoje teve que arrumar um "tempinho" extra para ir até a central e quitar o imposto. "Não dá para perder o desconto", afirma lembrando que foi mesmo por falta de tempo que deixou para fazer o pagamento de última hora. "O meu caso não se aplica a esse costume não".

Já o aposentado Joel Freire afirma que foi a falta de dinheiro que adiou a quitação dos débitos. "Tava esperando a liberação do meu pagamento", justifica.

Freire explica que apesar dos descontos serem oferecidos desde dezembro, despesas como o pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) são prioridade. "As contas que chegam primeiro, são pagas primeiro", detalha.

A estimativa é que hoje as centrais de atendimento instaladas no prédio da prefeitura e na Rua Cândiddo Mariano recebam um público estimado de 8 mil pessoas, segundo Paulo Nahas, secretário de Planejamento, Finanças e Controle da prefeitura. "Fiz um prognóstico ontem à noite que ficava entre os 4 a 5 mil pessoas, mas hoje de manhã estive nas centrais e acredito que esse número deve dobrar".

Na avaliação dele, o movimento de hoje deve ser recorde em relação ao registrado diariamente nas suas centrais, que é aproximadamente 2,3 mil pessoas diariamente.

Para atender essa demanda, 250 pessoas estão trabalhando no atendimento e orientação dos contribuintes. Foram disponibilizados ainda 80 guichês para efetuar os parcelamentos do débitos e 25 caixas nos dois locais.

As centrais ficam abertas até que o último contribuinte deixa o prédio nesta terça-feira.

Nos siga no Google Notícias