ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

UFMS altera edital de concurso público que previa menos vagas para cotistas

Novo critério vai considerar número total de vagas para cada cargo público. Sorteio está agendado para o dia 10.

Anahi Gurgel | 05/10/2017 13:17
Fachada da UFMS no campus de Campo Grande. (Foto: Reprodução)
Fachada da UFMS no campus de Campo Grande. (Foto: Reprodução)

A reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) retificou o edital de concurso público publicado que previa número de vagas para cotistas, como pessoas pretas, pardas e com deficiência, inferior à porcentagem prevista em lei.

A polêmica veio à tona depois de publicação do edital do processo seletivo UFMS/Progep nº 56, de 05 de setembro, que havia adotado como critério para definição das cotas a quantidade de vagas por unidade de lotação, ou seja, o campi, e não o número total de vagas para cada cargo público.

A decisão de alterar o edital foi tomada pela reitoria depois de uma reunião nesta terça-feira (03) com o MPF (Ministério Público federal). O critério anterior, de acordo com o MPF, gerou “sem respaldo legal, o fracionamento do cálculo da reserva de vagas e consequente diminuição, e até mesmo negação, na oferta de vagas aos cotistas”.

Representantes do MPF e da UFMS durante reunião nesta terça-feira (05).
Representantes do MPF e da UFMS durante reunião nesta terça-feira (05).

Ainda de acordo com o MPF, a sistemática adotada pela Federação da UFMS na elaboração do concurso contraria a Lei nº 12.990, de 2004, que garante a reserva de 20% das vagas para pessoas pretas e pardas quando o número de vagas oferecido for igual ou superior a 3, e ainda o decreto nº 3.298, de 99, que estabelece o percentual mínimo de 5% das vagas oferecidas no concurso às pessoas com deficiência, garantindo o arredondamento no caso de número fracionado.

O certame prevê a contratação de 83 novos técnicos administrativos em educação para o quadro permanente da UFMS.

Sendo assim, a reserva das vagas para cotistas será feita por meio de sorteio, que está agendado para 13h30 da próxima terça-feira (10), no anfiteatro do LAC, na UFMS. Se não houver candidato inscrito ou não habilitado para a vaga reservada, ela será destinada à ampla concorrência.

O período de inscrições será de 06 de outubro a 03 de novembro e o período de pedido de isenção da taxa de inscrição entre os dias 16 e 20 de outubro. Confira o edital

Nos siga no Google Notícias