ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Amor em 4 Patas

Como exterminar os carrapatos e pulgas de uma vez?

A forma mais eficaz de acabar com os parasitas de uma vez por todas

Dra. Larissa Meurer (*) | 12/01/2022 11:30

Com tantos palpites da tia, da vizinha, do Google fica difícil saber realmente o que funciona ou não. E pra piorar, quando você chega na loja tem uma infinidade de produtos diferentes que dizem eliminar esses parasitas.

Mas e agora? Qual escolher? Qual vai funcionar? Será que o que te indicaram pode fazer mal ao cachorro/gato? Você já tentou várias maneiras e continua aparecendo carrapatos e pulgas na sua casa ou no seu animalzinho? Calma, eu vou te ajudar. E hoje aqui nessa matéria você vai ficar sabendo a maneira mais eficaz de todas.

Você precisa seguir esses 4 passos para eliminar esses parasitas:

  • Utilizando um antipulgas/carrapatos – Esses parasitas já estão resistentes á maioria das medicações, por isso para resolver infestação é necessário dar um comprimido específico pra isso pra que em 8 horas todos esses parasitas eu possam estar no seu animalzinho, estejam mortos.

Talco, shampoo, veneno pra banho, coleira, pipeta que passa no pescoço não são suficientes para infestação. E é por isso que em 11 anos na área (5 estudando e 6 trabalhando) vejo que os comprimidos são a melhor opção pq agem na corrente sanguínea do seu pet. Talco e shampoo saem muito facilmente do corpinho do seu pet. Veneno pra banho pode intoxica-lo, e a coleira e pipeta servem para prevenção.

  • Tratando o ambiente – Apesar dos comprimidos serem ótimos, será necessário também que você cuide do ambiente que seu pet vive. Sua casa pode ser o mais limpa possível e mesmo assim está propensa a ter carrapatos e pulgas, pois não tem relação com a limpeza e sim com a busca de alimento desses parasitas, que é o cão e gato. Os carrapatos e pulgas se reproduzem no ambiente, por isso se não tratar do ambiente, vai passar os dias e voltar a ter esses parasitas novamente.

O que muita gente não sabe é que não adianta passar um veneno em casa apenas 1 vez. Por causa do ciclo dos carrapatos e pulgas é necessário que esteja fazendo esse processo todos os meses. Por exemplo, uma das fases do carrapato é a pupa, que pode resistir no ambiente por até 6 meses, ou seja, passar veneno em casa apenas 1 vez não adianta. Lembre se de retirar seu animalzinho do local para a utilização de venenos no ambiente, deixe secar por no mínimo 8 horas ou conforme a bula pra só depois trazer seu pet novamente para o ambiente.

Apenas 5% de carrapatos e pulgas estão no animal, ou seja, se você viu 1 carrapato no seu pet, existem outros 19 no ambiente. Se você viu 10 carrapatos, existem outros 190 no ambiente. Por isso para infestação a melhor opção é associar os comprimidos ao controle ambiental. Além disso, 1 fêmea de carrapato é capaz de colocar 4mil ovos no ambiente, então se tiver 10 fêmeas, será possível ter 40 mil ovos no ambiente. Então bora fazer a maneira certa?

  • Utilizando a Prevenção – Depois de resolvida a infestação através do comprimido para o animal e do tratamento do ambiente (casa), será necessário a prevenção para prevenir novos surtos. Pra isso a coleira e/ou a pipeta, ambos são utilizados no pescoço do animal. A coleira dependendo da marca dura vários meses, e a pipeta é um óleo passado na parte de cima do pescoço do pet e seu efeito é por 30 dias.
  • Dando vermífugo – O ciclo da pulga está completamente ligado á vermes. Posso te garantir que um animalzinho com pulgas, também está com vermes. O verme que a pulga transmite, popularmente conhecida como Taenia da pulga, é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitido pra nós pessoas. Mesmo que o vermífugo do seu pet esteja em dia, se você ver pulgas nele, será necessário utilizar o vermífugo novamente.

E se você já viu um desses parasitas no seu pet leve chame a médica veterinária para fazer avaliação médica e exames, afim de saber se o seu pet está com alguma das doenças que esses parasitas transmitem ou se ele está saudável!

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Para mais informações clique no link do Instagram: @larissameurer 

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes

Nos siga no Google Notícias