ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/11/2013 07:19
Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Copa de 2014 – um espetáculo genuinamente verde, amarelo e com pouco azul e branco

No que depender de ingressos vendidos, a Copa do Mundo de 2014 será um espetáculo verde, amarelo, azul e branco. A Fifa realizou o sorteio para os torcedores interessados na compra das entradas para a primeira fase do evento. Os brasileiros deram de goleada, ficando com 71,5%, de um total de 889.305 ingressos. A surpresa ficou por conta dos americanos, que chamam de soccer o esporte que o mundo todo chama de futebol, que apareceram em segundo lugar com 66.646, seguidos pela Inglaterra – 22.257 – e Alemanha com 18.019.
A lista de contemplados no sorteio contrasta com a de reservas feitas à Fifa. Especialmente no caso dos argentinos, que estavam no período de reservas na terceira posição entre os 8 milhões de torcedores que se inscreveram no sorteio. Encerrada a apuração, apenas 4.493 hermanos conseguiram garantir presença em uma ou mais partidas da primeira fase.
Em resumo, a Argentina perdeu de goleada nesta fase de aquisição dos ingressos. Todavia, o jogo dos ingressos ainda não terminou. A Fifa está colocando à venda 228.959 ingressos, com exceção da abertura no estádio do Corinthians, da final no Maracanã e dos jogos da Seleção Brasileira.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo
Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

O Armagedon da economia brasileira é um ataque especulativo, uma mentira

Repentinamente setores da imprensa nacional passaram a transformar em verdade absoluta o que o Financial Times está dizendo – as contas públicas caminham para um desastre sem precedentes com um iminente rebaixamento da nota de classificação de risco do nosso país. É verdade que estamos em um momento de falta de credibilidade do ministro Mantega. Está correta a denúncia de manipulação da contabilidade do governo federal, enfim, não teremos 2013 com uma economia saudável e com um bom índice de crescimento.
A ideia de um Armagedon da economia nacional é uma visão míope do mercado financeiro, que manipulou o debate nos últimos dias, possivelmente, para ganhar dinheiro com a especulação. A alternativa carece de fundamento – a oposição ao governo Dilma estaria agindo para criar um cenário negativo. A única ação opositora real e perceptível é a de inúmeros empresários conversando com o candidato Eduardo Campos que ainda está montando sua plataforma político-econômica.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Agências internacionais demonstram cautela para não demonizar economia

Com a clara falta de credibilidade do Mantega, convocaram o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para dar as explicações necessárias. Ao mesmo tempo a Fitch Ratings, uma das agências mundiais de avaliação de risco, afirmou que a redução da nota brasileira de risco não depende apenas da relação entre dívida e PIB (Produto Interno Bruto). Segundo essa agência, outros fatores também são levados em conta, como uma queda abrupta das reservas em moeda estrangeira. No caso brasileiro, o escudo de US$ 376 bilhões é uma importante blindagem contra crises. A Fitch Ratings vê como positivo o ciclo de aperto monetário do Banco Central que pode melhorar as expectativas inflacionárias.
A Standard & Poor´s (S&P), única agência a colocar a nota do Brasil com perspectiva de rebaixamento, avisou que provavelmente nenhuma mudança ocorrerá no curto prazo, uma vez que o costume dessa agência é esperar por até 24 meses para ver quais medidas serão tomadas para reverter a expectativa de rebaixamento. A S$P também afirmou que “O Brasil teve uma melhora na última década e está sendo subestimado”.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Superávit primário encabeça lista de projeções pessimistas

O principal item das projeções pessimistas é o superávit primário. O que é isso? Nada mais que a economia que o governo faz para o pagamento de dívidas. Igual em sua casa. Você economiza para pagar a prestação do carro zero quilômetro comprado. É ruim esse número. O superávit primário, a economia para pagar é pequena neste 2013 e vinha decrescendo, com uma curva acentuada para baixo. Em 2008, estava em 3,42% do PIB e, agora, está no menor número desde há oito anos – 1,58% do PIB.
O outro componente é a dívida pública bruta. Este número é bom. Está no mesmo patamar de quando o Brasil virou para o melhor grau de investimento. A dívida pública bruta é a que abrange a somatória das dívidas da União, dos Estados e dos Municípios. Ela não considera as reservas internacionais para evitar assim, variações por conta de flutuações no câmbio. Estávamos devendo 57,4% do PIB em 2008 e estamos em 58,7% do PIB, no mesmo patamar um pouco acima. O terceiro forte componente é a taxa de desemprego. Temos aí um número muito bom. Estávamos com 7,7 em 2008 e temos 5,5 neste ano. Não há perspectiva de Armagedon.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo
Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Dia Nacional de Zumbi, figura histórica e polêmica

Dia 20 de novembro de 1695. Data provável da morte de Zumbi dos Palmares. Figura histórica polêmica e controversa que nos últimos anos suplantou na simbologia nacional a da Princesa Isabel e concorreu com a de Ganga Zumba. Zumbi nasceu na Província de Pernambuco, atual Alagoas. Foi criado por um missionário português e batizado como Francisco, seus préstimos como coroinha, auxiliar nas missas, lhe valeu o aprendizado do português e do latim. Aos 15 anos fugiu, retornando à Serra da Barriga, atual União dos Palmares. Tornou-se um líder reconhecido por sua destreza e astúcia nas lutas contra os portugueses.
Quando jovem estava sob a liderança de Ganga Zumba que comandava esse imenso quilombo, do tamanho de Portugal. Lá viviam, negros, índios e brancos fugidos do poder português. Em 1678, o governador da Província de Pernambuco ofereceu liberdade a todos quilombolas em troca da paz. Ganga Zumba no comando, aceitou. Zumbi não só rejeitou a proposta como desafiou a liderança de Ganga Zumba e tornou-se o novo líder.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

História de Zumbi é prova que democracia racial brasileira é mito

Quinze anos depois, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou a invasão do quilombo, destruiu e ainda feriu Zumbi que dois anos depois teve a cabeça cortada e exposta em praça pública para desmentir a crença sobre a imortalidade desse líder. Contar a história de Zumbi dos Palmares cumpriu a importante tarefa de destruir o mito da democracia racial brasileira e de afirmação da identidade dos descendentes de africanos.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo
Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Jonilda, a professora de matemática exemplar

Que a educação brasileira obtém maus resultados, todos sabem. Que o ensino de matemática no país é considerado um dos piores do mundo – ocupamos o 112º lugar entre 122 países – também é de amplo conhecimento. Só que não vivemos apenas de maus resultados. Sertão da Paraíba – 400 km distante da capital João Pessoa – nessa calorenta e seca região , o semiárido nordestino, fica a cidade de Paulista. Com seus pouco mais de 11 mil habitantes é a capital brasileira do ensino de matemática.
Isso mesmo, podem não acreditar, mas o ensino de matemática com os melhores resultados não fica em São Paulo com sua imensa riqueza industrial e nem no Rio de Janeiro com o governo estadual abarrotado de recursos de origem federal. Fica no paupérrimo sertão da Paraíba.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Com apenas essa informação é possível indagar – boa educação só é possível com recursos elevados?

A escola papa-prêmio é a Municipal Cândido de Assis Quiroga que conquistou 68 premiações em oito edições das Olimpíadas Brasileira de Matemática. Incríveis 68 prêmios para uma diminuta escolinha do sertão. Tudo começou com a professorinha Jonilda Alves Ferreira, de 44 anos, lecionando para crianças e jovens de 9 a 16 anos. Jonilda é formada em ciências econômicas e, ao começar a lecionar em 2002, ficou desanimada com a falta de interesse das crianças. Um dia, enquanto fazia uma pizza teve a ideia de ensinar fração usando uma pizza como exemplo. Fez uma vaquinha e levou a criançada para uma pizzaria e lhes ensinou matemática na prática. Continuou criando – pesos e medidas passou a ser ensinada em uma farmácia de manipulação – e não parou mais.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Intuição e amor por ver diferença entre os pequenos

Ela nunca tinha ouvido falar em professores estrelas e nem em métodos sofisticados de ensino, fez tudo intuitivamente. Usou um método muito antigo, o de ter paixão pelo que faz e repassar esse sentimento para os alunos. O resultado? Cinco medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e 12 menções honrosas. Isso tudo só na Olimpíada de 2012.
A cidade de Paulista pode se inscrever para a competição internacional de matemática e não fazer feio contra a cidade de Xangai que ganha, ano após ano, quase todos os prêmios. Impossível imaginar uma conquista mais importante para o povo brasileiro – a cidadezinha de Paulista ganhando de Xangai. Será que não existe outra Jonilda em Brasilândia ou em Caracol?

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo
Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

A remoção dos seios da Angelina Jolie e a falência dos sistemas de saúde

Duas notícias sobre genética ocuparam as manchetes dos veículos de comunicação do mundo nos últimos anos. A primeira informava sobre o mapeamento do genoma humano e as promessas de resultados fantásticos para a saúde humana. A outra há bem pouco tempo, contava os detalhes sobre a remoção dos seios da bela Angelina Jolie, para desconsolo dos homens que com ela sonham.
Os primeiros resultados do mapeamento do genoma surgiram, nos EUA, existem 2.886 testes, disponíveis visando várias aplicações na área clínica – 894 para prevenção, 721 para diagnóstico e os demais com outras finalidades. Esse mercado está em crescimento explosivo. Há 4 anos, havia apenas 1.680 testes. Foi por meio de um desses testes que a bela Jolie decidiu por uma mastectomia preventiva, após detectar uma falha no gene BRCA1 que aumentava em 87% o risco de ela desenvolver câncer de mama. Esses testes nos Estados Unidos são uma realidade.

Que “pena” a Argentina começou a Copa do Mundo perdendo

Pesadelo à vista para administradores do dinheiro público e saúde

João Bosco Oliveira Filho, médico imunologista que foi diretor-adjunto do laboratório de Genética e Imunologia dos Institutos Nacionais de Saúde, em Washington (EUA), retornou ao Brasil e com US$ 5 milhões fundou a Genomika. É a primeira empresa privada a realizar testes de sequenciamento genético de segunda geração no Brasil que estabeleceu parceria com o Hospital Albert Einstein.
Via de regra, esses testes tem custo elevadíssimo, o número deles não para de crescer e nem irá parar por muitos anos. A rede pública ainda não disponibiliza tais testes, mas alguns podem ser feitos em clínicas e hospitais privados. Os exames para detectar possibilidades futuras de câncer de mama custam entre R$ 3 mil a R$ 8 mil. Os seres humanos poderão prevenir milhares de doenças ou diagnosticar com tempo recorde outros males instalados nos corpos. É o maior pesadelo para os administradores do dinheiro público, da área de saúde, em qualquer instância.

Nos siga no Google Notícias