ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Corredor Azul

Após tanto fogo em 2020, Pantanal segue em alerta

Aline Lira | 06/02/2021 08:00
Serra do Amolar (Foto: José Sabino)
Serra do Amolar (Foto: José Sabino)

O Pantanal é a maior área úmida de água doce do planeta, com mais de 250 mil km² de extensão, que abrange territórios do Brasil, Bolívia e Paraguai. Contudo, depois de tanto incêndio, visto em 2020, e já pegando a carona na letra da música “Sobradinho”, estaria este bioma sob o risco de virar sertão? O seu título de maior área úmida também está sob ameaça? E se isso acontecer o que acontece com a gente e com a biodiversidade?

As perguntas são inúmeras, mas, grande parte das respostas ainda são vagas ou poucas. Há muito trabalho de campo e científico a se fazer. Todavia, uma coisa é certa, o Pantanal mesmo atingido pelas chamas, com mais de 4 milhões de hectares atingidos pelo fogo no ano passado, ainda tem forças para manter a sua imponência.

O que denota a relevância de datas comemorativas, como 2 de fevereiro, Dia Mundial das Áreas Úmidas, que ressalta a importância da conservação de biomas como ele que é essencial para o bem estar da humanidade.

“Nós, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do restante do Brasil, não podemos mudar o rumo da mudança climática global sozinhos. Mas, o que acontece, no Pantanal, no quesito de desmatamento, de abertura de pasto, de manejo da terra isso é possível cuidar e, também no que diz respeito a prevenção e combate aos incêndios. É preciso se preparar, se antecipar a problemática do fogo”, observa o pesquisador francês Dr. Pierre Girard, especialista em hidroecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Tanto que proteger e incentivar práticas sustentáveis para utilização dessas áreas, certamente, é o caminho mais inteligente para evitar que se torne real a ameaça de desertificação ou redução territorial das áreas úmidas que são cheias de vida.

E os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) só reforçam o sinal de alerta. Em 2020, foram contabilizados 22.116 focos de incêndios, no Pantanal, isso só do lado brasileiro. Um saldo que não é superado nem com a soma dos incêndios registrados nos três últimos anos: 10.025 (2019); 1.691 (2018) e 5.773 (2017). Números que juntos totalizam 17.489 focos, ou seja, inferiores ao desastre do ano que passou.

Situação que atrelada às mudanças climáticas, ao desmatamento da Amazônia e do Cerrado, às alterações no curso de rios por meio da construção de barragens e ao aumento dos períodos de estiagem, colaboraram para o cenário catastrófico que atingiu não apenas a natureza, mas a economia (turismo e agronegócio) e, logicamente, o povo pantaneiro.

Afinal, tudo está interligado entre os ecossistemas. Similar a um corpo humano, a natureza tem os biomas que são como órgãos, cada um desempenha uma função e, em conjunto, são os responsáveis pelo equilíbrio do organismo - planeta. E, se a Amazônia é vista como o “pulmão do mundo”, as áreas úmidas são os “rins da terra” por auxiliar na regulação das águas nos rios.

Prova disso é a ligação do pulso de inundação do Pantanal com a Floresta Amazônica. Já que o primeiro bioma depende das chuvas originárias da Amazônia, por meio dos chamados "rios voadores", que trazem as águas através das massas de ar úmidas que alimentam os rios.  Tanto que o desmatamento lá região Norte impacta diretamente aqui, no Centro-Oeste.

Da mesma forma, a má utilização do solo, no planalto, leva sedimentos aos rios que desembocam na planície pantaneira e que podem desencadear problemas de assoreamento na Região Hidrográfica do Rio Paraguai. Daí a necessidade é termos equipes permanentes de brigadas de incêndio que zelem pelo bioma.

Todo um planejamento que posto em prática pode preparar o Pantanal para a próxima estiagem. Além de dar tempo ao homem para que anteveja os desafios ambientais e assim evite danos ainda maiores como a crise hídrica que intensificam os incêndios, por exemplo.

“0s incêndios são um dos impactos mais severos no bioma. Tem impacto na pecuária porque dificulta o manejo do rebanho, a produtividade do pasto cai. Tem impacto na oferta de pescado que reflete na vida da população. Ameaça a biodiversidade que a gente conhece do Pantanal, e que mantém o turismo. Isso porque se o alagamento não se produzir com intensidade, com o pulso de inundação necessário, as zonas periféricas do Pantanal tendem a perder o atrativo de exuberância. Logo, os turistas serão obrigados a irem mais longe em busca dos animais e isso irá impactar a indústria do ecoturismo”, alerta Pierre.

Nos siga no Google Notícias