ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Família se queixa da demora para transferência de menina de UPA para hospital

Adriano Fernandes | 14/09/2018 20:24
Fachada da UPA da Coronel Antonino. (Foto: Arquivo)
Fachada da UPA da Coronel Antonino. (Foto: Arquivo)

A demora de mais de 24 horas para a transferência de uma menina de apenas 2 anos do UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) da Coronel Antonino para um dos hospitais da Capital, causou momentos de angústia e desespero NA família da menina.

Com vômito e muita fraqueza a pequena deu entrada na unidade por volta das 19h desta quinta-feira (13), mas o atendimento não foi imediato. “Ninguém atendeu a gente e os poucos médicos que estavam lá, deram no máximo soro para ela. Um descaso total”, conta a tia da garota, uma assistente social de 32 anos.

A assistente conta que em determinado momento e junto com a mãe da criança, uma cozinheira de 25 anos, perdeu a paciência com uma das médicas do local. O desespero levou a uma discussão generalizada.

“Ela nos xingou e hoje denunciamos ela no CRM (Conselho Regional de Medicina)”, adianta. Ela conta que só hoje (14) às 15h que um médico se sensibilizou com o estado da garota e a submeteu a um exame de raio-x.

“O médico notou uma obstrução no estômago dela, mas como o exame não era preciso, não sabiam sequer qual o melhor medicamento indicar”, acrescenta. Só às 16h16 de hoje que o pedido de transferência da garota entrou com prioridade máxima no sistema de regulação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Mas a demora para o encaminhamento, mais uma vez levou a família ao extremo. “Estamos aqui na Santa Casa implorando atendimento para ela, mas eles falam que não podem receber. Que não tem médico para atender ela. Em toda a Santa Casa”, se queixou. 

A família fez contato com todas as ouvidorias dos principais hospitais da cidade, SUS (Sistema Único de Saúde) e até cogitaram tirar a garota do UPA por conta própria para irem implorar atendimento na Santa Casa.

Por volta das 20h35 de hoje a reportagem fez contato com a Sesau por meio de assessoria de imprensa que assegurou a transferência da menina para o Hospital Regional. Mais de 24h horas depois da criança dar entrada no UPA da Coronel Antonino.

Transferências - O encaminhamento dos pacientes é feito conforme surgem as vagas nos hospitais da cidade, ou seja, apesar das recorrentes reclamações a espera é uma realidade enfrentada por todos os moradores que buscam atendimento. 

Direto das Ruas - A informação chegou à reportagem por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação do Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias