ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Funcionários recusam coletar lixo de casa em que moradora morreu de covid-19

Solurb informou que este não é o procedimento da empresa e que envolvidos irão responder por postura tomada

Aletheya Alves | 06/01/2021 13:16
Caminhão realizou coleta em outras residências, mas se negou a levar lixo de casa em que moradora morreu de covid-19. (Foto: Direto das Ruas)
Caminhão realizou coleta em outras residências, mas se negou a levar lixo de casa em que moradora morreu de covid-19. (Foto: Direto das Ruas)

Em semana difícil com duas mortes por covid-19 em uma só família, moradoras do Bairro Universitário precisaram discutir para que o lixo doméstico fosse coletado na manhã desta quarta-feira (6). Conforme relatado por Edimara Araújo de Oliveira, de 35 anos, os funcionários da Solurb se recusaram a realizar coleta devido a uma das moradoras ter falecido com coronavírus.

Ainda tentando lidar com as perdas, Edimara relata que a situação ocorreu na casa de sua tia, que morreu neste domingo (3) após passar mais de uma semana internada. Um dia depois, sua mãe também não resistiu à covid-19. “Se recusaram a levar o lixo, pensa no constrangimento com esse caminhão na frente de casa, maior barulho e eles se recusando”, disse.

De acordo com Edimara, um dos coletores sabia sobre a morte por covid-19 e relatou aos outros membros da equipe. No momento em que deveriam fazer o recolhimento do lixo, o motorista teria dito que não iriam levar os objetos. “Não era nada que pudesse infectar, era lixo normal”, explicou.

Garrafas estavam entre o lixo que deveria ser coletado. (Foto: Direto das Ruas)
Garrafas estavam entre o lixo que deveria ser coletado. (Foto: Direto das Ruas)

Após toda a discussão, um encarregado da Solurb foi até o local e pediu desculpas pela postura tomada pelos funcionários. Conforme explicado por Edimara, depois da confusão, o problema foi parcialmente resolvido, “minha outra tia passou mal, ficou muito nervosa com a perda das duas irmãs. Aí vieram, conversaram, levaram o lixo e disseram que vão abrir uma investigação”.

Ao Campo Grande News, a Solurb informou que o caso realmente ocorreu e que a decisão de não recolher o lixo foi dos funcionários. Ainda de acordo com a empresa, a coleta deve ser realizada normalmente, “pedimos desculpas em nome dos funcionários, vamos tomar as medidas administrativas cabíveis”.

Especificamente sobre o descarte de resíduos em casos como este, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que basta apenas a família realizar higienização com álcool 70% ou outro produto sanitizante, que não há riscos.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias