ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Mãe reclama de ventilador vetado em presídio: “como suportar o calor na cela?"

Ela relata que internos passam mal por causa das altas temperaturas

Aline dos Santos | 16/01/2022 10:49
Apelidada de “Federalzinha”, penitenciária foi inaugurada em 19 de agosto. (Foto: Paulo Francis)
Apelidada de “Federalzinha”, penitenciária foi inaugurada em 19 de agosto. (Foto: Paulo Francis)

“Como vai suportar o calor sem um ventilador?”. O questionamento é da mãe de um preso da penitenciária estadual masculina de regime fechado Gameleira 2, a “Federalzinha”, em Campo Grande.

A mulher, que pediu para não ter o nome divulgado, conta que os internos enfrentam as altas temperaturas deste verão em celas sem ventiladores. O eletrodoméstico é barrado nas dependências do presídio.

“Falam que não é permitido. Algumas mães tentam falar com o diretor, mas não são recebidas. Eles passam mal por causa do calor. Nem animal é tratado assim. Imagina ficar dentro da cela sem um ventilador, sem uma água gelada. Lá tem muito moleque”, diz a mulher, se referindo ao fato de que a maioria dos presos é jovem.

Ela afirma que o café da manhã é pão com água ou pão com chá. “Não entendo porque não pode entrar com comida, mas pode deixar dinheiro. Tem mãe que deixa R$ 400”, afirma.

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as celas não têm ventilador porque são bem arejadas e não ha superlotação.

“Não é permitida a entrada de alimentos devido os custodiados já receberem café da manhã, almoço e jantar, diariamente, oferecidos por empresa terceirizada vencedora de licitação e cardápio definido pela nutricionista”, informa a agência sobre a alimentação.

Ainda conforme a Agepen, a penitenciária da Gameleira 2 é destinada, em especial, a presos de alta periculosidade e exige rotina de disciplina diferenciada, que garanta a segurança tanto dos servidores que atuam no local quanto dos internos. Reclamações podem ser encaminhadas para o email ouvidoria@agepen.ms.gov.br.

A penitenciária foi inaugurada em agosto do ano passado. Ao todo, são 78 celas em três pavilhões. A área é de 6.982 m² (metros quadrados) e a obra teve investimentos de R$ 18,5 milhões. O local foi apelidado de “Federalzinha” pelas regras rígidas, numa alusão à penitenciária federal de Campo Grande, destinada aos presos mais perigosos do Brasil.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação.

Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias