ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

"Mascotes" da UFMS, gatos são achados mortos e alunos suspeitam de envenenamento

Três gatos e um gambá foram encontrados mortos próximos aos potes de ração que ficam no entorno do estádio

Adriano Fernandes | 16/11/2020 22:07
Um dos gatos encontrados no entorno do Morenão. (Foto: Direto das Ruas)
Um dos gatos encontrados no entorno do Morenão. (Foto: Direto das Ruas)

Os gatos que são “moradores” ilustres da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e verdadeiros mascotes para boa parte dos alunos, podem ter sido alvos de envenenamento. Três animais, um deles filhote e um gambá foram encontrados mortos no último sábado (16) no entorno do Estádio Morenão.

Os animais não tinham ferimentos e estavam próximos aos potes de ração, que foram deixados no local pelos próprios estudantes. Quem encontrou os corpos foi um dos acadêmicos, de 21 anos, que há oito meses é um dos voluntários do projeto de extensão “Grupo de Proteção Felina”, que não só providencia a alimentação como também viabiliza os procedimentos veterinários dos animais.

Filhote de gato foi encontrado próximo ao pote de ração. (Foto: Direto das Ruas)
Filhote de gato foi encontrado próximo ao pote de ração. (Foto: Direto das Ruas)

“Sou eu o responsável por alimentar os gatos do entorno do Morenão, mas quando cheguei ao local no último sábado notei que havia algo atípico. Eles sempre me perseguem enquanto eu distribuo a ração, mas dessa vez isso não aconteceu. Foi então que eu encontrei os primeiros corpos na rampa de acesso a torcida”, comenta o garoto que pediu para não ser identificado. No local, segundo o acadêmico estava um animal adulto e um filhote.

“Eles estavam desfalecidos a cerca de um metro do pote de ração. Verifiquei os corpo, não havia nenhum sinal de agressão ou mordida, eles estavam intactos”, comenta o garoto. No domingo (16) até um gambá foi encontrado pelos seguranças da instituição próximo ao local. “Eles também tem o costume de comer a ração dos gatos então podem ter se envenenado também”, completa.

Outro fator preocupante, segundo o estudante, é que nenhum outro animal foi visto no entorno do estádio durante o final de semana. “Nosso medo é de que muitos outros também tenha sido envenenados, mas possam ter morrido nos lugares escondidos por onde eles passam. Próximo da rampa também senti o forte odor de carniça, mas não consegui averiguar o que era porque era um local de difícil acesso”, diz.

Só nesta segunda feira é que os animais voltaram a aparecer. “Mas ainda demos falta de muitos outros”, completa. Os voluntários do projeto procuraram a segurança da instituição da UFMS, mas nenhuma câmera flagrou o possível envenenamento dos animais. Eles também não descartam a hipótese do animais terem se contaminado com o veneno utilizado durante uma suposta detetização pela qual a universidade passou na sexta-feira (13), um dia antes dos gatos serem encontrados mortos.

"É revoltante porque nos apegamos a esse bichinhos, cuidamos desses gatos sem nenhum tipo de apoio, damos ração, castramos", desabafa o estudante. A reportagem encaminhou a ocorrência para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), via assessoria de imprensa e aguarda o retorno da instituição.

Direto das Ruas – A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias