ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 35º

Direto das Ruas

Morador denuncia descaso em área dos Correios na Av. Cônsul Assaf Trad

Prédio histórico de empresa pública apresenta sinais de abandono, enquanto moradores divergem sobre cuidado

Por Viviane Oliveira | 19/09/2025 12:15
Morador denuncia descaso em área dos Correios na Av. Cônsul Assaf Trad
Um dos prédios abandonados que fica dentro da área dos Correios (Foto: Henrique Kawaminami)

O terreno extenso da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), onde antes funcionava a associação de funcionários, apresenta mato alto e prédios em estado de abandono, com paredes rachadas e janelas quebradas. O local fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores denunciam estado de abandono de área dos Correios em Campo Grande. Terreno da ECT na Avenida Cônsul Assaf Trad, no Bairro Mata do Jacinto, possui mato alto, prédios com paredes rachadas e janelas quebradas. Empresário da região critica subutilização do espaço e sugere melhor gestão ou venda para uso comunitário. Apesar da denúncia, moradores do entorno afirmam que a área recebe manutenção periódica, com limpeza e reforço da cerca. No entanto, alertam para o risco de incêndios devido à vegetação seca. Os Correios foram contatados para esclarecimentos sobre a situação do local.

Embora a agência ainda esteja em funcionamento, grande parte do terreno permanece sem uso e sem manutenção adequada. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

Morador denuncia descaso em área dos Correios na Av. Cônsul Assaf Trad
A agência em funcionamento ocupa uma área extensa que, segundo um leitor, é subutilizada (Foto: Henrique Kawaminami)

O empresário Sílvio Roberto Penage, de 59 anos, morador do Parque Sóter, destacou que o prédio possui arquitetura única e representa um período importante da cidade. Ele criticou o uso subutilizado do espaço, estimado em apenas 20% da área total, e apontou que poderia ter melhor gestão ou até ser vendido e restaurado para uso comunitário.

“Inclusive houve incêndio ao redor do prédio recentemente. Aquilo deveria ser melhor cuidado. A área é grande demais e tem um valor absurdo. Falta respeito”, afirmou. Ele também já enviou a reclamação para a ouvidoria dos Correios em Brasília.

Morador denuncia descaso em área dos Correios na Av. Cônsul Assaf Trad
Recentemente, atearam fogo no mato seco (Foto: Henrique Kawaminami)

Por outro lado, moradores do entorno relatam que a área recebe cuidados periódicos. Segundo o mecânico Oscar Teixeira Leite, de 58 anos, que vive no bairro há 40 anos, o local é limpo e cercado regularmente. “Vira e mexe, eles estão gradeando e limpando. O mato está seco, mas eles limpam. Antes tinha campo de futebol, piscina, churrasqueira. Agora está desativado, mas recentemente construíram um salão onde fazem festas”, contou.

O vendedor Vítor Xavier de Souza, 40 anos, reforçou que o espaço não está abandonado, mas alertou para os riscos com a vegetação: “Eles cuidam, sim. Só precisavam cortar a grama para evitar que ateassem fogo. Recentemente, houve queimada e os bombeiros tiveram de apagar. Era uma área de lazer dos trabalhadores dos Correios”.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da empresa informou que os Correios projetam construir um novo Centro Administrativo e Operacional no local, que hoje abriga a agência Coronel Antonino, o centro de Distribuição Domiciliária Norte e o centro de Transporte Operacional. O projeto está em fase de planejamento.

Morador denuncia descaso em área dos Correios na Av. Cônsul Assaf Trad
Outro prédio apresenta janelas quebradas (Foto: Henrique Kawaminami)

"A empresa reitera ainda que realiza manutenção periódicas na área e sempre que necessário, informa as autoridades competentes sobre o descarte de lixo indevido no local e, quando há ocorrências relacionadas à segurança, para as medidas cabíveis".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.