ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Chuva atrapalha, mas usinas mantêm a moagem de cana-de-açúcar em MS

Caroline Maldonado | 10/06/2014 09:50
Biosul garante que usinas operam mesmo com dificuldades ocasionadas pelas chuvas (Foto: Arquivo)
Biosul garante que usinas operam mesmo com dificuldades ocasionadas pelas chuvas (Foto: Arquivo)

As chuvas dificultam a moagem de cana-de-açúcar, mas em Mato Grosso do Sul, cerca de 20 usinas estão operando normalmente, de acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). Já nas demais áreas da região Centro e no Sul do Brasil, até o dia 1º de junho, mais de 20 usinas ainda não iniciaram as operações da safra 2014/15.

Segundo o presidente da Biosul, Roberto Holanda Filho, apenas uma usina do Estado não está operando, mas o motivo não são as chuvas e sim o manejo de safra. “As chuvas atrapalham sim, mas não o suficiente para suspender a moagem”, afirmou.

O diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), Antônio de Pádua Rodrigues, afirmou que na mesma época do ano passado, 17 usinas não tinham iniciado a safra no Centro e Sul do país. De acordo com Antônio, até a primeira quinzena de maio do ano passado havia 268 usinas operando, já no mesmo período desse ano eram 249.

“Nesta temporada, cerca de dez usinas não vão moer cana. Esse número pode até crescer”, disse Antônio em entrevista ao jornal Valor. O diretor técnico da Unica afirmou que nesta semana as chuvas interromperam a moagem em regiões do Paraná, nas regiões paulistas de Assis e Presidente Prudente, além de Mato Grosso do Sul.

A Biosul e a Unica devem divulgar novo balanço parcial da safra 2014/15, ainda essa semana.

Nos siga no Google Notícias