ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Comércio varejista de MS completa 20 meses de queda nas vendas, afirma IBGE

Setor apresentou redução no volume vendido em 17 estados do País

Osvaldo Junior | 11/05/2017 15:49
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul completou 20 meses de retração no volume de vendas. Desde agosto de 2015, a quantidade comercializada pelo setor tem sido inferior aos dos meses correspondentes dos anos anteriores. Conforme a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta quinta-feira (dia 11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em março deste ano o varejo sul-mato-grossense vendeu 2,2% a menos que em igual período de 2016.

O resultado negativo de março é crítico se considerado que no mesmo mês do ano passado foi verifiada retração de 7,8% e, em março de 2015, também houve decréscimo, neste caso, de 8,3%. Isso significa que o volume vendido pelo varejo de Mato Grosso do Sul em março deste ano é, significativamente, inferior ao de três anos atrás.

Com queda nas vendas, a receita nominal do comércio também caiu. Colabora para esse quadro o comportamento dos preços – a inflação tem apresentado baixas variações. Em março, a receita com as vendas retraiu 1%, conforme o IBGE.

É a primeira queda deste ano: em janeiro, a receita havia aumentado 2% e, em fevereiro, 1,4%, mesmo com reduções das vendas apresentadas nesses meses (janeiro de -0,7% e fevereiro, de -1,3%).

País – Em março, a maioria dos estados encerraram com variações negativas em volume de venda na comparação com mesmo período de 2015. No total, 17 unidades apresentaram retrações nas vendas – o pior resultado foi de Goiás, com queda de 17%. Na média nacional, as vendas reduziram em 4% – é a 24ª taxa negativa consecutiva.

Já a receita nominal de vendas apresentou, em março de 2017, taxas de variação de -2,0% em comparação ao mesmo período de 2016, de 0,5% no acumulado no ano e de 3,5% nos últimos 12 meses.

Nos siga no Google Notícias