ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Desconto por cobrança indevida na conta de luz pode ser de 13% em MS

Ricardo Campos Jr. | 28/03/2017 17:49

O Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS) estima redução de 13,81% na tarifa no estado pela devolução de valores cobrados a mais em razão de parcelas do EER (Encargo de Energia de Reserva) da contratação da usina de Angra III em 2016, que ainda não está pronta. A determinação partiu da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta terça-feira (28).

Esse desconto deve variar de estado para estado, mas segundo o conselho, os consumidores devem ficar atentos ao consumo, pois havia um reajuste anual previsto a partir de abril para o ciclo 2017/2018. Esse aumento deve interferir no desconto real na fatura.

O índice de redução, porém, ainda não foi confirmado pela Energisa. Em nota, o grupo informa que está analisando as determinações da Aneel para a reversão do Encargo de Energia de Reserva.

A empresa aguarda a publicação oficial da resolução com todos os detalhes operacionais e documentos que compõem o processo necessário à aplicação da alteração tarifária, para poder informar, com exatidão, números e efeitos diretos em cada empresa, que valerá apenas para o mês de abril.

O comunicado diz ainda que a companhia aplicará integralmente todas as determinações contidas na resolução homologatória.

Devolução - O procedimento tem duas etapas. Em abril haverá a devolução dos valores cobrados a mais. Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra III.

A Agência também determinou que as distribuidoras incluam texto padronizado nas faturas de abril e maio de 2017 de modo a informar os consumidores sobre o processo de ajuste para reversão do Encargo de Energia de Reserva. As concessionárias também devem utilizar outros meios de comunicação para divulgar o movimento tarifário.

Nos siga no Google Notícias