ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Fazenda desobriga microempreendedores de MS de apresentar declaração anual

Marta Ferreira | 29/04/2011 09:14

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul desobrigou microempreendedores individuais no Estado de apresentar a GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS), documento que deve ser feito anualmente pelos contribuintes.

O comunicando prevendo a dispensa afirma que a medida é para simplificar o cumprimento das obrigações tributárias acessórias pelo microempreendedor individual. O objetivo, conforme o texto, é induzir o desenvolvimento econômico e social dessa categoria.

Os empreendedores ficam dispensados, inclusive, de apresentar a GIA do ano passado. A não apresentação da (Guia de Informação e Apuração do ICMS) pelos contribuintes obrigados a fazer a declaração pode provocar até o cancelamento da inscrição estadual.

Em Mato Grosso do Sul, são pelo menos 15 mil empreendedores individuais, que recolhem tributos de forma mais simplificada.

Em janeiro, o governo do Estado já havia adotado outra medida para beneficiar a classe, isentando da obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica os que tem faturamento anual até R$ 120 mil.

Nos siga no Google Notícias