A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

31/10/2008 12:49

Ministério veta plantio de cana-de-açúcar no Pantanal

Redação

O plantio de cana-de-açúcar no Pantanal está vetado pelo Ministério do Meio Ambiente, segundo informou ontem o ministro Carlos Minc durante a 53º Reunião Extraordinária do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Com base na resolução 001/1985 do conselho, o plantio de cana-de-açúcar no Pantanal foi vetado na elaboração do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, exceto no planalto pantaneiro, onde já existem plantações há mais de 10 anos.

No planalto apenas será permitido o plantio direto, sem uso de máquinas ou agrotóxicos. Na planície, será proibido qualquer tipo de plantio de cana-de-açúcar. A intenção é diminuir erosões e o assoreamento dos rios.

Para Minc, as resoluções do Conama têm peso de lei. Ele afirmou que apesar das diversas interpretações do governo sobre o tema, o que prevaleceu foi "o respeito à resolução do Conama".

O Zoneamento Agroecológico da Cana vai nortear a expansão da cultura para a produção de etanol. Os estudos estão praticamente concluídos.

Foram identificados 65 milhões de hectares de terras, integralmente fora dos biomas Amazônia e do Pantanal, que atendem aos critérios de produtividade e de proteção ambiental fixados como premissa.

Desse total, o governo escolherá seis milhões de hectares, terra suficiente para cumprir a meta de aumentar em 11% ao ano a produção do etanol, estabelecida no Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions