ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS soma 6,3 bilhões de dólares em exportação de soja, carne e celulose

Superávit da balança comercial do Estado foi de 3 bilhões de dólares

Gabriel Neris | 09/12/2021 06:50
Soja foi um dos produtos que mais contribuiu com valor da exportação. (Foto: Divulgação)
Soja foi um dos produtos que mais contribuiu com valor da exportação. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul acumula, de janeiro a novembro, 6,3 bilhões de dólares em exportação, valor superior aos 5,4 bilhões de dólares do mesmo período do ano passado. Soja, celulose, carnes bovina e de aves e o minério de ferro foram os que mais contribuíram para o resultado.

Os números foram divulgados na Carta de Conjuntura do Setor Externo da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com a publicação, o superávit da balança comercial do Estado foi de 3 bilhões de dólares entre os 11 primeiros meses do ano, crescimento de 8,07% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Em relação ao ano passado, nós tivemos um crescimento de praticamente 1 bilhão de dólares em exportações. Quando a gente tem uma elevação das exportações, isso significa mais emprego, mais atividade produtiva, mais expansão do agronegócio e mais industrialização no Mato Grosso do Sul”, diz o titular da Semagro, Jaime Verruck.

Na pauta de exportações, o principal item foi soja, que apresentou crescimento de 37,33% de janeiro a novembro de 2021. “Já exportamos nesse ano 5 milhões de toneladas de soja. Dentro de uma previsão de safra, em torno de 12 milhões de toneladas, isso significa 40% do total da soja exportada em grão”, completa o secretário.

A celulose caiu 11,67% em termos de valor e de 10,11% em volume no acumulado de janeiro a novembro de 2020. Os demais destaques foram a carne bovina (17,75%), as carnes de aves (32,75%), os óleos e gorduras vegetais e animais (59,22%) e o minério de ferro (141,24%).

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas externas para a China representaram 46,5% das exportações, similar aos 46,57% verificados nos mesmos meses do ano passado, porém com valores 15,71% maiores devido à variação cambial. Em igual período, participação dos Estados Unidos nas exportações de Mato Grosso do Sul passou de 4,16% para 5,9%, tornando o mercado norte-americano o segundo destino do comércio exterior do Estado.

Nos siga no Google Notícias