ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Professores e acadêmicos vão auxiliar contribuinte a declarar imposto de renda

Priscilla Peres | 25/02/2016 16:54

O período de declaração do imposto de renda está chegando, e com ele as dúvidas voltam a rodear os contribuintes. Quem quer receber antes a restituição precisar ficar atento aos documentos e enviar as informações logo nas primeiras semanas de março.

Para auxiliar os contribuintes na hora da declaração, estudantes e professores de Ciências Contábeis da Uniderp vão realizar atendimentos durante todo o período da entrega, que vai de 1° março a 29 de abril. Os interessados podem agendar um horário, entre as 14h e às 16h, de segunda à sexta-feira.

Para o atendimento, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF e título de eleitor; última declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado); informe de rendimentos fornecido pela empresa ou todos os recibos de salários de 2015; comprovantes de pagamentos de mensalidades escolares, despesas médicas e/ou odontológicas, recibos de doações realizados no último ano, todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço ou CPF; bens e direitos adquiridos, vendidos e ou existentes até 31/12/2015 (no caso de venda e/ou compra de bens, é necessário apresentar CPF do comprador/vendedor e valor da operação realizada) e a documentação de dependentes, inclusive do cônjuge.

Entre as novas regras da IRPF 2016 está a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes com 14 anos ou mais. Além disso, segundo a Receita Federal, profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão que informar para o órgão o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global).

Em 2016 deve declarar o Imposto de Renda quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015, ou tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil. A expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração este ano.

Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas no telefone (67) 3348-8314 - exclusivamente no período vespertino.

Nos siga no Google Notícias